16°C 32°C
Pedro Leopoldo, MG
Publicidade

Tecnologia aplicada em projetos de segurança pública gera serviços cada vez mais digitais e acessíveis aos mineiros

Emergência MG e destaque no ranking nacional de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) são exemplos de avanços da transformação digital

09/09/2025 às 16h31
Por: Artur Valério Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Thiago Ciccarini / Sejusp
Thiago Ciccarini / Sejusp

Não é de hoje que a Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Prodemge) e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG)  desenvolvem projetos em parceria. São dezenas de serviços, incluindo o já conhecido Emergência MG , para acionamento do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e polícias Civil e Militar via internet, com novas facilidades como geolocalização em tempo real e acessibilidade para pessoas surdas e mudas.

Superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp-MG, Bernardo Naves, destaca que o serviço, disponível nos 853 municípios do estado, oferece, de forma inédita no país, uma plataforma digital integrada por meio de canais alternativos e acessíveis.

“Trata-se de uma proposta que não apenas amplia o acesso, mas redesenha a arquitetura do serviço de emergência com foco em inclusão, eficiência e inteligência operacional”, resume.

Naves também ressalta o aspecto inovador da iniciativa, que não está apenas na digitalização do atendimento, mas na abordagem omnichannel, integrando o site oficial e os aplicativos MGApp e Telegram, de forma que o cidadão escolha o canal mais acessível conforme sua realidade.
 

Sejusp-MG / Divulgação
Sejusp-MG / Divulgação

Gerente da área de redes, segurança e telefonia da Prodemge, Marcio Faul explica que a companhia atuou em conjunto com as forças de segurança nas fases de planejamento, levantamento e definição do escopo do projeto. “Chegamos a um sistema customizado e otimizado, capaz de atender à população de forma ágil e direcionada”, explica.

O resultado já impacta a população. Desde a implementação inicial em dezembro de 2023, o serviço já recebeu mais de 223 mil chamados e viabilizou mais de 7,7 mil atendimentos efetivos.|

“Os números evidenciam o impacto direto na segurança pública e na proteção de vidas, demonstrando a eficácia da ferramenta na prestação de um serviço essencial para a população”, afirma Bernardo Naves.

Vice-liderança nacional

Projeto recente em parceria com a PCMG também é exemplo de sucesso na transformação digital do Governo de Minas : estamos na vice-liderança do ranking nacional de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), com mais de 4 milhões de documentos entregues.

Gerente de Sistemas de Segurança Civil da Prodemge , Érico Gomes, atuou na solução e registra que as sugestões técnicas incorporadas pela companhia contribuíram significativamente para os resultados alcançados. “O comprometimento e experiência da equipe foram definitivos para a agilidade no processo”, aponta.

Delegada-geral de Polícia e diretora do Instituto de Identificação de Minas Gerais, Carolina Bechelany reforça a importância da colaboração entre instituições do Estado na implementação da CIN.

“Começamos a emitir a carteira de identidade em tempo recorde e com volume que nos coloca em destaque nacional. A Prodemge contribuiu de forma decisiva para a criação de uma infraestrutura sólida e tecnologicamente avançada, permitindo que Minas Gerais seja referência na entrega desse importante documento à população”.

A delegada também reforça a importância da transformação digital para a melhoria e alcance das políticas públicas. “A tecnologia possibilita a redução de prazos, a simplificação de procedimentos e a diminuição da burocracia. Também amplia a eficiência e a qualidade no atendimento. Promove a inclusão e facilita o exercício da cidadania”, lista.

Veja mais parcerias Prodemge e Forças de Segurança aqui .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias