Para fomentar o artesanato como motor econômico e expressão cultural, o Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) , em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp), e o Sebrae Minas, garantiu a participação de artesãos de dez municípios mineiros na 7ª edição Festival Nacional de Artesanato e Cultura no Ceará (Fenacce), em Fortaleza.
O evento, referência no cenário do artesanato nacional, teve início nesta quarta-feira (10/9) e segue até o dia 14/9. Artesãos individuais e entidades representativas dos municípios de Itinga, Chapada do Norte, Minas Novas, Divinópolis, Nova Lima, Curvelo, Prados, Pedralva, Ouro Preto e de Belo Horizonte foram selecionados por meio de edital de chamamento público promovido pela Sede-MG.
A presença de Minas na Fenacce possibilita aos artesãos a mostra de seus produtos a um público diversificado, ao mesmo tempo que fortalece a imagem do estado como um polo de artesanato de qualidade.
"O artesanato mineiro carrega não apenas a tradição e a identidade cultural do povo mineiro, mas também representa uma importante fonte de renda para milhares de famílias”, avaliou a secretária da Sede-MG, Mila Corrêa da Costa.
“Valorizar esse setor é garantir dignidade, geração de renda e fortalecimento da economia local, ao mesmo tempo em que preservamos a nossa história e projetamos Minas Gerais para o Brasil e para o mundo”, completou Mila.
Reconhecimento nacional
O Governo de Minas, por meio da Sede-MG, e em parceria com o Sebrae Minas e o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), marca presença em diversas feiras nacionais por meio da Diretoria do Artesanato Mineiro da Sede-MG, cumprindo com excelência seu papel de fomentar e desenvolver o setor, no qual o estado ocupa a segunda posição em representatividade.
Com mais de 350 estandes confirmados, a Fenacce 2025 prevê a participação de cerca de 3 mil artesãos de várias regiões do país. Um dos grandes destaques desta edição será a Rodada de Negócios Nacional, que contará com compradores de todo o Brasil interessados em estabelecer parcerias e realizar aquisições junto a artesãos e empreendedores criativos.
Mín. 19° Máx. 32°