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Governo de Minas realiza quarto teste de redação para o Enem 2025

Penúltima edição de 2025 traz novidades para os alunos do 1º ano do ensino médio e 1º período da EJA

18/09/2025 às 10h46
Por: Artur Valério Fonte: Secom Minas Gerais
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SEE-MG / Divulgação
SEE-MG / Divulgação

O Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) , realizou, nessa quarta-feira (17/9), a quarta aplicação da Redação Enem MG de 2025.

Nesta edição, a proposta abordou a importância da participação estudantil nas avaliações externas, com textos motivadores sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

“A quarta redação tem a perspectiva de avaliar a escrita, a argumentação e também serve como um processo de engajamento para o Saeb. Todos os textos motivadores presentes na redação versam sobre o Saeb e toda a rede pública está envolvida com a avaliação da Educação Básica”, afirma o coordenador de ações de Aprendizagem de Ensino Médio da SEE/MG, Alexandre Marini.

Para auxiliar professores e estudantes, as redações serão avaliadas em conjunto com a Plataforma Enem MG . Os avanços já alcançados em 2024 se devem sobretudo, ao trabalho integrado entre professores e estudantes em sala de aula.

Em 2025, a iniciativa mantém essa trajetória, reforçando a preparação para o Enem e, ao mesmo tempo, fortalecendo a mobilização da rede para elevar o desempenho nas avaliações do Saeb.

Novidades

Para o quarto teste da Redação Enem-MG, os estudantes da 1º ano do ensino médio e do 1º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) produziram textos dissertativo-argumentativos, nos moldes exigidos pelo Enem, no lugar das cartas argumentativas redigidas nas edições anteriores.

A alteração de gênero se tornou possível pelo amadurecimento da escrita demonstrado nas aplicações anteriores, quando esses estudantes ainda trabalhavam com a carta argumentativa. Desta forma, toda a etapa do ensino médio passa a praticar o mesmo modelo de produção textual exigido pelo exame nacional.

“A redação Enem MG, sendo aplicada desde o 1º ano do ensino médio garante aos alunos um período de tempo maior para desenvolver as habilidades e competências necessárias para realizarem o Enem”, afirma a diretora da Escola Estadual Sagrada Família II, Ana Márcia Greco de Sousa.

“É fundamental que os alunos tenham contato com o gênero dissertativo-argumentativo e observem a própria evolução com o passar do tempo, para que se sintam seguros e preparados para realizar a redação do Enem", completa.

Os resultados do terceiro teste de redação já estão disponíveis na plataforma Enem MG para acesso de estudantes e professores. As correções foram realizadas com base nas cinco competências exigidas pelo Enem, permitindo uma análise detalhada do desempenho e a identificação de pontos a serem aprimorados tanto na escrita dos alunos quanto nas estratégias de ensino.

As produções no formato dissertativo-argumentativo e cartas argumentativas tiveram seus resultados liberados no dia 28/7.

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