18°C 31°C
Pedro Leopoldo, MG
Publicidade

Mutirão Cidadão realiza quase 4 mil atendimentos gratuitos em Sabará

Ouvidoria-Geral do Estado disponibilizou, em parceria com diversos órgãos estaduais, instituições e a município, mais de 30 serviços, como emissão ...

20/09/2025 às 12h00
Por: Artur Valério Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
OGE-MG / Divulgação
OGE-MG / Divulgação

O Governo de Minas , por meio da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG) , disponibilizou mais de 30 serviços gratuitos, em parceria com diversos órgãos estaduais, instituições e a Prefeitura Municipal de Sabará, nessa sexta-feira (19/9), na segunda edição do “Mutirão Cidadão: Uma praça de serviços procê – Identidade, certidão, vacinas, reclamações”, na Praça Melo Viana, no Centro da cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). 

Ao longo do dia, foram realizados quase 4 mil atendimentos, que incluíram emissão de documentos, vacinação, orientações jurídicas e registro de manifestações. Para a população, a iniciativa representou mais praticidade, acolhimento e inclusão, reunindo em um só espaço serviços que, normalmente, exigiriam deslocamentos e tempo de espera em diferentes locais.
 

 

"Trazer o Mutirão Cidadão para cá é oferecer, de forma prática, aquilo que faz diferença no dia a dia do sabarense, como acesso facilitado a documentos, serviços de saúde, orientações jurídicas e, sobretudo, a oportunidade de ser ouvido. Mais do que aproximar, queremos mostrar que a presença do Estado pode ser simples, resolutiva e humana”, destacou a ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira.

 
  
  


Uma praça de serviços

A estudante Clara Rodrigues não escondeu a felicidade ao segurar o comprovante da sua nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), um dos serviços mais procurados do Mutirão Cidadão. "Eu fui uma das primeiras a conseguir tirar a nova identidade, hoje. Essas ações são muito importantes para as pessoas que não conseguem se deslocar para longe. Aqui ficou mais fácil, é perto de todo mundo", contou.

A emissão da CIN foi realizada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) , com o apoio da equipe da Unidade de Atendimento Integrado (UAI), que garantiu agendamentos para quem não estava com toda a documentação em mãos.

A dona de casa Bruna Naiana também saiu satisfeita. "Eu não consegui solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) pelo site. Aqui, já saí com a carteirinha em mãos", relatou, após o atendimento da equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas (Sedese) .

Na tenda do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil), o pedreiro Antonir Pereira aproveitou para resolver mais de uma pendência. "No mesmo espaço, fiz a biometria e ainda solicitei a segunda via da Certidão de Nascimento. Só tenho gratidão por essa oportunidade".

A praticidade também fez diferença para a artesã Josuaine Reis, mãe de duas crianças pequenas. "Como o posto de saúde é longe do meu bairro, fica difícil levar os filhos. Aqui, como estava tudo em um só lugar, consegui atualizar a caderneta de vacinação da minha filha", explicou, aliviada.

Novidades e serviços complementares

A segunda edição do mutirão teve apresentação musical do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) , além de mascotes e materiais educativos para abordar a prevenção de acidentes. Houve também distribuição de 80 mudas de espécies nativas, oferecidas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) , em alusão ao Dia da Árvore, celebrado neste domingo (21/9).

As ouvidorias de órgãos estaduais e de Sabará receberam manifestações, esclarecimentos de dúvidas e divulgação de canais de atendimento ao cidadão, e as crianças tiveram ainda um espaço dedicado ao lazer, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, com teatro, contação de histórias e oficinas.

O Mutirão Cidadão é realizado uma vez por mês, em municípios diferentes. A próxima edição será em Santa Luzia, também na RMBH, no dia 31/10.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias