Entram na reta final as inscrições para a quarta edição da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (Onee). Alunos dos 8º e 9º anos de escolas públicas e particulares de todo o país têm até terça-feira (30/9) para garantir participação no maior torneio nacional de conhecimento voltado à energia e ao uso sustentável dos recursos.
A competição gratuita adota uma metodologia gamificada, com provas e desafios on-line que estimulam a criatividade, a inovação e a reflexão sobre sustentabilidade. Entre as premiações estão medalhas, notebooks para os primeiros colocados de cada estado e, neste ano, a conquista automática de vagas na segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências para os medalhistas.
Em Minas Gerais, a Cemig é uma das grandes incentivadoras da iniciativa e já mobilizou milhares de alunos em anos anteriores. Em 2024, o estado ficou em sexto lugar no ranking nacional de inscritos e foi o terceiro com maior número de estudantes premiados.
Para a companhia, a olimpíada é um espaço estratégico para estimular desde cedo a formação de cidadãos conscientes e protagonistas na construção de um futuro mais sustentável.
“Estamos nos últimos dias de inscrição e reforçamos o convite para que as escolas mobilizem seus alunos. A conservação dos recursos naturais e o uso eficiente da energia são reflexões essenciais para a sociedade, e queremos ver novamente Minas Gerais se destacando nessa importante competição”, afirma o analista de Eficiência Energética da Cemig, Leonardo Pereira.
Participação e premiação
A inscrição deve ser realizada por profissionais das escolas no site da olimpíada . Por isso, é fundamental que as instituições de ensino também se engajem para promover essa competição. Somente em casos em que a escola não tenha disponibilidade, os estudantes poderão preencher um formulário para manifestação de interesse.
As inscrições são gratuitas e os alunos concorrem a medalhas de ouro, prata e bronze. Além disso, o aluno que ocupar o primeiro lugar em cada estado será premiado com um notebook.
Fases
A Onee 2025 ocorrerá em três fases: na primeira delas, após ser inscrito, o estudante poderá realizar desafios gamificados em seu próprio celular, computador e outros dispositivos; já na segunda, ocorrem as provas objetivas com questões teóricas, também realizadas em meios digitais (ou impresso, para estudantes que necessitarem de provas acessíveis); e, na terceira fase, o estudante que ocupar a primeira colocação em cada estado brasileiro realiza uma disputa adicional em Brasília, na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A segunda fase, de provas objetivas, ocorrerá entre 6 e 10/10. Já a etapa nacional, em Brasília, tem data previamente marcada para 5/11. Os 27 estudantes classificados para a etapa de Brasília, quando também ocorrerá a cerimônia de premiação, terão os custos de viagem pagos pela Aneel. Já as demais medalhas são enviadas por meio de transportadoras nas semanas posteriores aos resultados.
Mín. 18° Máx. 27°