O Governo de Minas lançou o Plano Estadual de Comércio Exterior de Minas Gerais, documento em que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) apresenta os potenciais do comércio internacional para o estado e propõe políticas públicas junto à iniciativa privada.
O governador Romeu Zema e a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Mila Corrêa da Costa, apresentaram, nesta traça-feira (30/9), em Belo Horizonte, o plano que estabelece uma série de objetivos a serem alcançados, como a redução da dependência econômica do mercado interno e de mercados internacionais específicos, além de indicar ações para desburocratizar as operações de exportação e importação, por exemplo.
Para alcançar estas metas, o documento propõe ações como ampliar a divulgação das oportunidades de negócios internacionais, aumentar o número de missões comerciais para mercados estratégicos, realizar capacitações, atrair eventos de negócios internacionais e promover a cultura exportadora em eventos do setor produtivo.
"Somos o estado que tem o maior saldo da balança comercial no Brasil, mas queremos mais. Um terço desse saldo se deve às exportações mineiras, mas nós queremos que principalmente o pequeno microprodutor também tenha acesso ao mercado internacional", afirmou Romeu Zema. | ||||
Uma das ações previstas no Plano Estadual de Comércio Exterior de Minas Gerais é a valorização global de marcas associadas a regiões específicas no estado, o chamadoregional branding, um conceito importante para aumentar a competitividade mineira no cenário global, agregando valor às exportações. “Temos excelentes produtos artesanais, como queijo artesanal mineiro, a nossa cachaça, o próprio artesanato mineiro e vários outros produtos que podem estar atingindo o mercado internacional”, disse Zema.
"Queremos dar todo o apoio e orientação aos empresários para que eles tenham mais uma alternativa de faturamento e, com o advento doe-commerce, da internet, toda essa divulgação, os pedidos, fica tudo muito mais fácil", observou o governador mineiro. | ||||
Cenário mineiro
Nos oito primeiros meses de 2025, as exportações mineiras totalizaram US$ 28,9 bilhões, o que representa uma alta de 2,7% frente ao mesmo período de 2024. Entre as ações que colaboram para o salto recente no crescimento, está a diversificação de mercados. Se comparados o primeiro semestre de 2018 e o mesmo período de 2025, Minas saltou de 182 parceiros comerciais para 206, um aumento de 13%.
"Construímos uma trajetória de resultados positivos nos últimos anos e o plano estabelece um caminho definido para que Minas continue apresentando números recordes por meio da implementação com sucesso das nossas políticas de comércio exterior", afirmou Mila Corrêa da Costa. | ||||
“O plano é a consolidação de ações que levaram os empreendedores mineiros a negociar com todo o mundo, combinado de novas medidas estratégicas para que nossos produtos sejam ainda mais competitivos e valorizados no comércio exterior”, concluiu a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas.
Aliada à diversificação de destinos, a inserção de novos produtos no mercado externo é outro fator significativo. Em 2024, além de ter sido líder nacional nas exportações de café, ferro e ouro, Minas foi o principal exportador de hidrogênio verde no Brasil, demonstrando a capacidade de inserção de novos produtos e o protagonismo do estado na geração de energias limpas.
Ações que geram resultados
O aumento da participação das empresas mineiras nas exportações é um dos principais resultados esperados com o plano. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), em 2024, 2.754 empresas mineiras participaram de exportações. As MEs (Microempresas) e os MEIs (Microempreendedores Individuais) vêm apresentando um crescimento significativo, especialmente a partir de 2019.
O incremento de missões comerciais é uma das iniciativas que impacta diretamente nesse aumento. A Paraíso Verde, especializada na extração de óleos vegetais, foi uma das empresas que participou da missão comercial ao Paraguai, em junho de 2024. Em 2025, o empreendimento de São Sebastião do Paraíso, na região Sudoeste de Minas, fechou uma negociação para distribuir seus produtos no país vizinho.
"A missão foi riquíssima. Pudemos fazer contatos importantes, divulgar nosso produto, que era desconhecido por lá, além de adquirir conhecimento em atividades comerciais fora do Brasil", destacou Carlos Gonçalves, sócio da Paraíso Verde.
Em junho deste ano, o Governo de Minas também levou empreendedores do setor calçadista de Nova Serrana para uma missão comercial realizada em Buenos Aires, na Argentina, garantindo R$ 30 milhões em novos negócios e resultados positivos para o polo do município.
"Hoje, 75% das exportações do polo são para o mercado argentino, que, para nós, é muito estratégico, e acreditamos que essa ação ainda dará muitos frutos", relatou o presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (Sindinova), Rodrigo Amaral.
Parceria com setor privado
As entidades representativas do setor produtivo são importantes atores para o comércio exterior mineiro, por meio da sua contribuição para a promoção das mercadorias do estado, no mercado internacional, além de oferecer apoio com análises e na elaboração das políticas estaduais para esta área.
Além do Governo de Minas, participaram da formulação do plano representantes do setor como a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e a Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), além de instituições de ensino e os recintos alfandegados, como portos secos e o BH Airport.
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