17°C 29°C
Pedro Leopoldo, MG
Publicidade

Cemig entrega subestação que reforça energia para mais de 90 mil mineiros no Leste de Minas

Empreendimento, que faz parte do Programa Mais Energia, reforça infraestrutura elétrica e impulsiona desenvolvimento regional

03/10/2025 às 15h35
Por: Artur Valério Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Cemig / Divulgação
Cemig / Divulgação

A Cemig colocou em operação a Subestação Itanhomi 1, um investimento de R$ 50 milhões dentro do Programa Mais Energia. O empreendimento vai garantir mais qualidade e confiabilidade no fornecimento de energia para cerca de 93 mil pessoas em oito municípios do Leste de Minas: Itanhomi, Alvarenga, Capitão Andrade, Conselheiro Pena, Inhapim, Pocrane, Tarumirim e Tumiritinga. A nova estrutura tem potência de 15 MVA e permitirá a conexão de 40 mil novas unidades consumidoras.

O projeto incluiu também a construção de 39 quilômetros da Linha de Distribuição Governador Valadares 5 – Itanhomi 1. As obras começaram em outubro de 2024 e foram concluídas em setembro de 2025. Construída no modelo SECI (Subestação Compacta Integrada), que utiliza tecnologia moderna para ocupar menos espaço, reduzir o tempo de implantação e aumentar a confiabilidade do sistema. Além disso, a unidade é telecomandada pelo Centro de Operação da Distribuição (COD) da Cemig, permitindo manobras remotas e restabelecimento mais rápido em caso de ocorrências, diminuindo o tempo de interrupção e o número de clientes afetados.

Segundo o gerente da Alta Tensão Leste, Fernando Sebastião, a entrega é estratégica para o desenvolvimento da região. “Esta é a quarta subestação que energizamos este ano na região, isso significa que estamos preparando a infraestrutura elétrica para acompanhar o crescimento econômico e social do Leste de Minas. Essa subestação vai garantir energia de qualidade para novos empreendimentos, comércio, serviços e para a população, promovendo mais segurança e confiabilidade no fornecimento para as cidades do Vale do Rio Doce”, afirmou Fernando.

Programa Mais Energia

O Programa Mais Energia da Cemig prevê a construção de 200 novas subestações elétricas em Minas Gerais até 2027, ampliando a oferta de energia e fortalecendo a infraestrutura elétrica em todas as regiões da área de concessão da companhia. Com isso, o estado passará a contar com 615 subestações em operação. Na regional Leste, só este ano foram concluídas quatro novas subestações: Berilo 2, Águas Vermelhas 1, Mutum 2 e Itanhomi 1. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias