Outubro é o mês de celebrar a infância e reafirmar o direito de cada criança ao brincar, à convivência e à imaginação. Pensando nisso, o Servas deu início, em outubro, à Campanha Mês das Crianças 2025, uma mobilização solidária que reúne sociedade civil, empresas e voluntários em torno de um mesmo propósito: levar alegria, inclusão e cuidado a milhares de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social em Minas Gerais.
Neste ano, a campanha busca arrecadar brinquedos e livros infantis — novos ou em bom estado de conservação — que serão destinados a instituições cadastradas na rede socioassistencial do Servas que atendam ao perfil de público, garantindo que cheguem a quem mais precisa.
Além das doações físicas, também é possível contribuir com doações via Pix (mesdascriancas@servas.org.br) e o valor será integralmente revertido para a compra de itens a serem doados para as entidades cadastradas.
A meta é arrecadar 6 mil itens, alcançar 17 municípios, beneficiar 3 mil crianças e fortalecer o trabalho de dezenas de instituições que fazem a diferença todos os dias. Para isso, a colaboração de cada pessoa e empresa é fundamental. As doações podem ser entregues diretamente na sede do Servas ou em pontos de coleta parceiros (Mercado Central e Terminal Rodoviário de Belo Horizonte).
“Quando uma criança recebe um brinquedo ou um livro, não é apenas o objeto que chega até ela, mas um gesto de afeto, cuidado e esperança. Queremos que cada doação seja também um abraço simbólico, um convite para que nossas crianças sonhem, criem e vivam plenamente sua infância”, afirma a presidente do Servas, Christiana Renault.
Sessão Circo Solidária
Entre os destaques da programação está a Sessão Circo Solidária, no dia 14/10, realizada em parceria com o Circo Teatro Marcos Frota.
O espetáculo será apresentado sob a tradicional lona de circo, em Belo Horizonte, e promete encantar cerca de 500 pessoas — sendo 400 crianças e adolescentes atendidos por instituições cadastradas e cem idosos de Instituições de Longa Permanência.
Mais do que diversão, o evento será um encontro intergeracional, promovendo vínculos de afeto e convivência comunitária.
“A magia do circo transforma olhares e desperta sonhos. Quando levamos nossas crianças e adolescentes a um espetáculo como esse, estamos oferecendo muito mais do que lazer. Reafirmamos o direito de viver a infância com dignidade, alegria e imaginação. E, ao lado dos idosos, que também estarão presentes, fortalecemos um encontro de gerações marcado pelo afeto, pela troca e pela convivência comunitária”, finaliza a presidente.
Mín. 17° Máx. 33°