Recorde de público, sete painéis, dez palestras, centenas de profissionais da administração estadual reunidos em torno de temas como Inteligência Artificial (IA), computação quântica, tecnologia cognitiva, infraestrutura e segurança cibernética. E também por dentro de projetos que levam a transformação digital para processos e serviços públicos em áreas como saúde, educação e trânsito, entre outras.
Durante dois dias (7 e 8/10), a Inova 2025 – Semana de Inovação promovida pela Companhia de Tecnologia do Estado de Minas Gerais (Prodemge) debateu os avanços de Minas Gerais na busca por soluções que imprimem mais agilidade, assertividade e facilidade de acesso aos processos e entregas, com impacto direto no dia a dia de servidores e da população mineira.
O painel “Revolução digital em Minas Gerais: Integração, Inovação e Resultados”, contou com a mediação do diretor-presidente da Prodemge, Roberto Reis, e participação dos secretários de Estado de Educação , Rossieli Soares, e de Fazenda , Luiz Claudio Gomes, e também do secretário adjunto de Planejamento e Gestão , Rodrigo Matias.
Em pauta, soluções que têm revolucionado a gestão e as entregas do Governo de Minas à população como o MGApp, aplicativo com mais de 270 serviços disponíveis, incluindo Transferência Digital de Propriedade de Veículos e Boletim Escolar Digital.
Conquistas e perspectivas
O diretor-presidente da Prodemge discorreu sobre o propósito e papel da companhia: Promover a transformação digital do Estado de Minas Gerais e Coordenar tecnicamente o sistema de TIC do Estado, reforçando que a Inova é uma iniciativa voltada a discutir com autoridades, servidores públicos, técnicos, clientes e fornecedores novidades e possibilidades na área.
“Apresentamos e discutimos novas parcerias, inclusive com o setor privado. A IA em processos e sistemas, o fortalecimento da cibersegurança, TIC e inovação nos serviços públicos, com foco no cidadão. Nossa ideia é encerrar a Inova já com perspectivas para ampliar a transformação digital e melhorar ainda mais a vida do cidadão mineiro”, avaliou o diretor-presidente da Prodemge.
“Nos últimos anos avançamos muito em transformação digital, a partir do estabelecimento de uma estratégia de governo digital muito bem desenhada, com foco no cidadão. Mais de 83% dos serviços prestados pelo governo à sociedade já são digitais e buscamos avançar ainda mais, com inovação”, destacou o secretário adjunto de Planejamento e Gestão, Rodrigo Matias.
Olho no futuro
O painel “Data Lake na Gestão Pública: Transformando dados em inteligência para a tomada de decisões”, moderado pelo diretor de Soluções Digitais de Governo da Prodemge, André Alves, e com participação do secretário de Estado de Comunicação Social , Bernardo Santos, reforçou a importância do repositório de dados oficial do Estado.
Já utilizado em áreas como segurança pública, a plataforma estadual centraliza dados e viabiliza análises avançadas que apontam oportunidades para aprimorar os serviços públicos.
Em sua sétima edição, a semana de inovação da Prodemge promove a divulgação de entregas em tecnologia em parceria com instituições de Estado e o fomento à transformação digital em Minas Gerais.
Mín. 20° Máx. 31°