O Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) , anunciou, nesta sexta-feira (10/10), em Belo Horizonte, a reestruturação e ampliação do Prêmio Escola Transformação. As mudanças foram detalhadas pelo governador Romeu Zema e pelo secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.
A premiação, criada para reconhecer o mérito e o sucesso nas avaliações externas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave), passa agora a contemplar estudantes e mais unidades escolares.
Para o chefe do Executivo estadual, a iniciativa valoriza os melhores desempenhos escolares e traz incentivos para que os alunos e escolas se dediquem mais ao aprendizado.
"Muito satisfeito com a implantação desse sistema de reconhecimento às melhores escolas, aos melhores alunos. Nós precisamos valorizar aqueles que se esforçam. Queremos mostrar que o trabalho das escolas pode ter um impacto enorme no desempenho dos alunos e servir de referência para as demais instituições de ensino. Isso realmente precisa de um reconhecimento", afirmou o governador Romeu Zema. | ||||
Serão criadas duas modalidades distintas de premiação. Originalmente, a iniciativa focava apenas nos resultados do aprendizado, com uma premiação para a escola. Agora, o programa expande as oportunidades de reconhecimento, incluindo a premiação aos estudantes e valorizando ainda mais o desempenho das escolas estaduais.
"Este prêmio vem para reconhecer o trabalho que está sendo desenvolvido na nossa rede de ensino. Nossas escolas têm melhorado muito, o esforço dos professores, e a gente sabe da grande capacidade dos estudantes da nossa rede, que temos condições de brilhar. É uma geração que pode, tenho certeza, colocar Minas onde ela merece", enalteceu o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares. | ||||
No ano passado, o prêmio era distribuído inteiramente com base nas melhores pontuações de desempenho, sendo as escolas separadas em categorias de comparação baseadas no Nível Socioeconômico (NSE) e na Complexidade da Gestão Escolar (ICG). Para 2025, o prêmio será distribuído no seguinte formato:
Modalidade I: Participação e Engajamento
Esta modalidade foi criada para reconhecer e premiar a participação e o esforço das escolas na realização do Saeb, valorizando a capacidade de mobilização junto às turmas que irão realizar a prova (2°, 5° e 9° anos do ensino fundamental, e 3° ano do ensino médio).
O principal critério é que a escola obtenha mais de 80% de presença no dia da aplicação da prova do Saeb nas turmas participantes. Ao atingir esse objetivo, cada escola receberá um valor, por estudante, para realização de atividades extracurriculares, excursões e para custeio de formatura dos estudantes do 3° ano do ensino médio.
Modalidade II: Resultados
Esta modalidade é voltada para o reconhecimento da excelência no desempenho e na melhoria do fluxo escolar. Ela premia as escolas que:
Outra novidade desta edição refere-se à possibilidade de premiação dos estudantes. As escolas contempladas deverão destinar até R$ 10 mil, ou até 10% do valor total do prêmio recebido em 2026, para conceder premiação individual para estudantes que se destacarem com as melhores notas e/ou com maior crescimento de nota.
Como concorrer
Estão aptas a concorrer as escolas estaduais que ofertem o ensino regular nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e no ensino médio. Tradicionalmente, não concorrem ao prêmio as escolas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional e instituições exclusivas de Educação Especial.
Mín. 17° Máx. 30°