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Em Juiz de Fora, escola mobiliza comunidade escolar para fortalecer aprendizagens e protagonismo dos estudantes

Com trabalho colaborativo, ações de escuta e incentivo, a escola tem promovido um movimento que une compromisso pedagógico, engajamento e desenvolv...

17/10/2025 às 17h49
Por: Artur Valério Fonte: Secom Minas Gerais
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SEE / Divulgação
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À medida que se aproxima o período de aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a Escola Estadual Nyrce Villa Verde Coelho de Magalhães, em Juiz de Fora, intensifica ações que vão além da simples preparação para a prova. O foco tem sido fortalecer as aprendizagens, o engajamento e o sentimento de pertencimento dos estudantes, em um movimento coletivo que envolve toda a comunidade escolar.

Com base no material “Avançando nas Aprendizagens”, disponibilizado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) , a escola estruturou um plano intensivo de seis semanas, articulando diferentes frentes de atuação. Entre as principais iniciativas, destaca-se o trabalho colaborativo entre professores de todas as disciplinas, que têm desenvolvido atividades integradas, especialmente voltadas à leitura e à interpretação de gráficos, habilidades essenciais a todos os componentes curriculares.

Outro pilar importante é o apoio emocional. Com a colaboração da equipe do Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE), foram realizados momentos de escuta e de motivação que fortalecem o vínculo dos alunos com a escola e reforçam valores como responsabilidade, empatia e cooperação. Essas ações têm contribuído para um ambiente mais acolhedor e participativo, estimulando os estudantes a se reconhecerem como protagonistas do próprio aprendizado.

Incentivo e valorização

Como forma de reconhecer o esforço e o comprometimento dos alunos, a escola preparou kits de incentivo contendo materiais escolares e uma garrafinha personalizada, além de um lanche especial nos dias da avaliação. Os estudantes que participarem das provas também terão direito a um passeio educativo e recreativo, pensado como um momento de celebração e valorização coletiva.

Para a diretora Pricilia Carvalho, essa mobilização é uma oportunidade de crescimento e reflexão para toda a comunidade escolar. “Essa preparação representa um compromisso com a qualidade da educação e com o desenvolvimento integral dos nossos estudantes. Nosso maior objetivo é garantir que cada estudante se sinta capaz, confiante e protagonista do seu próprio aprendizado. Essa preparação é, portanto, um exercício de compromisso, planejamento e amor pela educação pública de qualidade”, destaca.

Os resultados já começam a aparecer: há um visível aumento da participação e do interesse dos alunos, maior integração entre professores e disciplinas, e um fortalecimento da autoestima e da confiança dos estudantes, criando um senso de pertencimento.

Para além da prova

O trabalho desenvolvido pela escola tem promovido aprendizagens que extrapolam os muros da sala de aula. As ações têm contribuído para consolidar hábitos de estudo, ampliar a autonomia dos alunos e fortalecer competências socioemocionais, essenciais para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

“A preparação tem sido muito importante porque me ajuda a revisar conteúdos que eu já tinha visto e a aprender novas formas de resolver as questões. Senti que cresci bastante como estudante e fiquei mais confiante para fazer a prova”, conta Cristina Francisco, do 3º ano do ensino médio.

Outros estudantes também destacam o impacto positivo das atividades. “Participar dos momentos de preparação foi essencial. As atividades e simulados me fizeram entender melhor como funciona o Saeb e me ajudaram a perceber onde eu precisava melhorar. Foi um aprendizado para além da prova”, afirma Fernanda Rocha, também estudante do 3º ano do ensino médio.

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