17°C 34°C
Pedro Leopoldo, MG
Publicidade

Governo de Minas promove Feirão de Empregos e Mutirão Cidadão na próxima terça-feira (18/11)

Parceria da Sedese e da Ouvidoria-Geral do Estado vai levar mais de 8.500 vagas de emprego e serviços gratuitos para a população

13/11/2025 às 17h50
Por: Artur Valério Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Armando Jr. / Sedese
Armando Jr. / Sedese

Para quem busca uma nova oportunidade no mercado de trabalho, o Governo de Minas promove nova edição do Feirão de Empregos, uma das maiores ações do Estado voltadas à geração de trabalho e renda. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) que vai oferecer mais de 8.500 vagas de emprego. O evento será na próxima terça-feira (18/11), das 9h às 16h, no Centro de Referência das Juventudes (CRJ), na Praça da Estação, em Belo Horizonte.

Ao todo, 66 empresas participarão do feirão, com vagas nos setores de comércio, serviços, construção civil e indústria, incluindo oportunidades para pessoas com deficiência e jovens aprendizes. Para se candidatar, basta levar documento de identificação e currículo impresso.

Após o estado  alcançar a marca histórica de 1 milhão de empregos gerados nos últimos anos , o Feirão de Empregos reforça o compromisso do Governo de Minas em criar oportunidades reais de trabalho e promover a autonomia dos mineiros.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, destaca a importância da iniciativa.

“Essa é mais uma grande ação do Governo de Minas para abrir portas, fortalecer o emprego e garantir que mais pessoas possam prosperar. Nosso foco é apoiar o trabalhador e criar condições para que todos tenham acesso a novas oportunidades”, afirma.

Qualificação e cidadania

Além das vagas de emprego, o público poderá conhecer o programa Minas Forma, também promovido pela Sedese, que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional em diversas áreas, como comércio, serviços e indústria, ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho. Saiba mais sobre o  programa aqui .

Durante o evento, a Sedese também vai disponibilizar atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine), com orientações sobre cadastro, seguro-desemprego e Carteira de Trabalho Digital, além da emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).  Confira os documentos necessários para a emissão da Ciptea.

Mutirão Cidadão

Além de facilitar o contato entre o trabalhador e as empresas, o Feirão de Empregos da Sedese também vai contar com a parceria da  Ouvidoria-Geral do Estado (OGE-MG) , que vai levar o Mutirão Cidadão para a Praça da Estação.

O ouvidor-geral adjunto do Estado, Matheus Cheib, reforça que o propósito do Mutirão Cidadão é levar o Estado cada vez mais perto das pessoas, com a oferta de serviços essenciais.

“A parceria com a Sedese amplia o alcance da cidadania, unindo acesso a serviços básicos, escuta e oportunidades reais de transformação. Quando o Governo de Minas se faz presente de forma integrada, o cidadão sente que é parte do processo e percebe que a sua voz tem valor”, ressalta.

O Mutirão Cidadão contará com uma ampla oferta de serviços gratuitos à população, incluindo a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), pela  Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) , atendimentos com troca de lâmpadas e orientações sobre faturas pela  Copasa  e  Cemig , doação de roupas e retirada gratuita, por meio da campanha Arara Solidária do  Serviço Social Autônomo (Servas)  e agendamento de doação de sangue junto à  Fundação Hemominas .

A Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) , promoverá ações educativas sobre trânsito, enquanto a  Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG)  prestará orientações sobre prevenção às drogas e à violência doméstica. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) oferecerá atendimento jurídico gratuito, e a prefeitura de Belo Horizonte participará com serviços do Procon, Assistência Social e Guarda Municipal.

Confira aqui  a lista completa de serviços e documentos necessários para participar do Mutirão Cidadão.

O Feirão de Empregos e o Mutirão Cidadão reforçam o compromisso do Governo de Minas em aproximar oportunidades, promover cidadania e fortalecer o desenvolvimento social e econômico do estado. As duas iniciativas somam esforços para atender quem mais precisa, unindo serviços, capacitação e empregabilidade em um mesmo espaço.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias