
Ao consolidarem um ano de conquistas no esporte escolar, dois estudantes da Escola Estadual Venceslau José da Silva, em Caratinga, foram convocados para representar o Brasil nos Jogos Sul-Americanos Escolares 2025. Bianca Medina da Silva e Yago Rosa de Souza, ambos da modalidade atletismo, integram a delegação que disputará a competição entre os dias 29/11 e 8/12, em Assunção, no Paraguai.

A convocação dos jovens atletas acontece após o excelente desempenho nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs/2025), realizados em Uberlândia. Segundo Yago, a participação no torneio nacional marcou sua trajetória no esporte. “Minha primeira participação nos Jogos Escolares Brasileiros já foi uma grande experiência. Consegui medalhas de ouro, prata e bronze. Ser convocado para as Sul-Americanas era um grande sonho, representar meu país. E consegui realizar esse sonho”, afirma.
A atleta Bianca também celebrou o desempenho nos JEBs/2025, etapa fundamental para sua classificação. “Minha participação nos Jogos Escolares Brasileiros foi a melhor. Dei meu máximo e consegui a tão sonhada medalha”, disse.
A diretora da escola, Pollyana de Araújo, destaca a emoção e o orgulho da comunidade escolar diante das conquistas dos estudantes. “Mesmo sendo uma escola pequena, de zona rural, a gente procura sempre incentivar nossos alunos na prática esportiva, iniciada nas aulas de Educação Física, bem como na participação dos jogos escolares da região e também dos promovidos pela Secretaria de Estado de Educação”.
Jogos Sul-Americanos Escolares 2025
A presença de estudantes mineiros nos Jogos Escolares Sul-Americanos é resultado de uma política de incentivo ao esporte conduzida pelo Governo de Minas , por meio da Subsecretaria de Esportes da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese-MG) , da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) e Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEE-MG).
O percurso que leva os jovens atletas ao cenário internacional se inicia no programa Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), a maior competição esportiva estudantil do estado, executada com ampla participação das escolas públicas e privadas.
Em 2025, o JEMG registrou números expressivos: 853 municípios inscritos, mais de 4,5 mil escolas participantes e 67 mil estudantes-atletas mobilizados em todas as regiões. Ao longo das etapas microrregional, regional e estadual, foram realizados 12.850 mil jogos, com suporte logístico garantido pela SEE-MG, incluindo alimentação, transporte, alojamento e a organização de estruturas adequadas para a prática esportiva. Somente neste ano, o investimento estadual ultrapassou R$ 11 milhões, reforçando o compromisso da pasta com o esporte educacional.
Em 2025, Minas Gerais sediou a competição nacional em Uberlândia, recebendo delegações de todo o país e destacando-se mais uma vez pela forte participação: foram 272 integrantes, entre estudantes-atletas, professores e dirigentes, representando 113 escolas mineiras.
Mín. 18° Máx. 33°
