
O Governo de Minas promove, a partir desta segunda-feira (24/11), por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) , a Feira Nacional de Destinos Turísticos de Inverno, no distrito de Monte Verde, em Camanducaia, no Sul do estado. O evento é uma oportunidade para mostrar a cultura, a diversidade de experiências e produtos mineiros, além de discutir temas do setor.
A Feira Nacional de Destinos Turísticos de Inverno ocorre até quarta-feira (26/11) e é uma realização conjunta do Governo de Minas com a Prefeitura de Camanducaia e a Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região (Move).
A iniciativa reúne representantes de destinos brasileiros de clima frio, gestores públicos, empresários do setor, especialistas e profissionais do trade turístico. A expectativa é atrair cerca de 1,5 mil pessoas nos três dias de evento. Paralelo à feira, acontece também o 3º Seminário Move de Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Camanducaia.
A feira é aberta pela aula magna da secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Josiane de Souza, com o tema "Turismo de Inverno em Minas — Ações para Combate à Sazonalidade".
Sazonalidade
Destinos de inverno recebem menos visitantes durante o verão, gerando um impacto sobre a economia do município. Em Monte Verde, a baixa temporada, que era setembro a fevereiro, agora restringe-se a alguns poucos meses do ano. Eventos como Inverno nas Montanhas (julho), Festival Gastronômico nas Montanhas (setembro) e Natal nas Montanhas (dezembro) têm gerado fluxo turísticos em períodos de baixa temporada.
Além de ser popularizada como um destino romântico, ampliou também a procura da cidade para casamentos e lua de mel. Muitos hotéis, como Roots Resort, Meissner Hof, Mirante da Colyna, Pousada Röhsler, Villa Monte Verde e Velinn Áustria, onde a feira está sendo realizada, têm estrutura para realização de cerimônias, alguns inclusive com capelas.
Estande de Minas Gerais
O estande de Minas apresenta a cozinha mineira e os destinos de inverno, como Caxambu, Córrego Bom Jesus, Delfim Moreira, Olímpio Noronha, Passa Quatro e São Lourenço, conhecidos pelas baixas temperaturas, e que exibirão produtos como cafés especiais, queijos artesanais, doces, águas minerais, azeite, mel e cachaça.
O estande mineiro reúne iniciativas como degustações de produtos regionais, em parceria com o Instituto Mundu, e preparos das chefs Sônia Kohen, da Villa Donna Bistrô, Jéssica Tavares, da Arte de Cozinhar, e Cleide Maria da Cruz, da Cafeteria da Cleide.
A Instância de Governança Regional (IGR) Serras e Cachoeiras também exibirá os queijos e as geleias de Argirita, os queijos de cabra de Santo Antônio do Aventureiro e os cafés especiais de São Sebastião da Vargem Alegre. Já IGR Malhas do Sul de Minas exibirá os caminhos religiosos e as cidades que se destacam pelo frio e a produção de malhas, como Jacutinga e Monte Sião.
Mín. 18° Máx. 24°
