16°C 30°C
Pedro Leopoldo, MG
Publicidade

Acordo de Brumadinho: centro esportivo escolhido pela população é inaugurado em Igarapé

Projeto definido em consulta popular com atingidos é financiado com recursos do Acordo de Reparação firmado pelo Governo de Minas e instituições de...

25/11/2025 às 18h10
Por: Artur Valério Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Prefeitura de Igarapé
Prefeitura de Igarapé

O Acordo de Reparação de Brumadinho , firmado pelo Governo de Minas e instituições de Justiça, garantiu mais uma entrega para a população da Bacia do Paraopeba: o Centro Esportivo e Praça de Lazer Fernão Dias – José Maria Chaves, em Igarapé. O projeto foi definido por meio da consulta popular realizada com os atingidos para destinação dos recursos do acordo e teve execução da prefeitura.

O espaço conta com campo society de grama sintética, vestiários, pista de caminhada acessível, playgrounds, academia ao ar livre, quiosque, banheiros adaptados, iluminação para uso em diferentes períodos do dia e sistema de videomonitoramento 24 horas, voltado à prevenção de vandalismo e ao aumento da sensação de segurança.

Além do centro esportivo concluído, o projeto prevê outros dois novos centros esportivos no município e duas reformas de estruturas já existentes. As quatro unidades estão em obras, e o investimento total é de R$ 34,7 milhões, com conclusão estimada para fevereiro de 2026.

“Quando a população escolhe os projetos na consulta popular e a prefeitura assume a execução, fechamos um ciclo muito importante da reparação: o recurso chega ao território, se transforma em espaço público de qualidade e em oportunidades de esporte, convivência e proteção social. É um exemplo concreto de como o Acordo de Reparação de Brumadinho vem se materializando em benefícios permanentes para a Bacia do Paraopeba”, afirma a superintendente Central de Reparação Pró-Brumadinho da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) , Geovana Santos.

Reparação

No Acordo de Reparação, parte dos recursos é aplicada em obras executadas diretamente pelo Estado; outra parte financia iniciativas cuja execução cabe à Vale; e uma terceira parcela é destinada às prefeituras, responsáveis pela implementação de ações locais. É o caso de Igarapé, em que os recursos foram repassados para a execução de iniciativas de fortalecimento dos serviços públicos e de melhoria da qualidade de vida da população atingida.

O Acordo foi firmado entre Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e a Vale, com o objetivo de reparar os danos provocados pelo rompimento da barragem em Brumadinho, em janeiro de 2019, que deixou 272 vítimas, além de danos ambientais e socioeconômicos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias