
Com o objetivo de promover a exportação de mercadorias mineiras do setor de alimentos e bebidas no mercado internacional, o Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG) , realiza, a partir desta quarta-feira (26/11), a 4ª Missão Comercial ao Paraguai.
A ação vai até sexta-feira (28/11) e ocorre em Assunção, capital do país sul-americano, que recebe dez empresas dos municípios de Belo Horizonte, Fama, Gonçalves, Nova Resende, Uberaba e Vespasiano. Os empreendedores pretendem comercializar diversos produtos mineiros, como cafés especiais, cachaças artesanais, geleias, queijos veganos, pães de queijo e temperos.
Realizada em parceria com a Embaixada do Brasil em Assunção e com a Câmara de Comércio Paraguai-Brasil, a missão inclui benchmarking de mercado, capacitações, rodadas de negócios e visitas técnicas com empresários paraguaios, criando um ambiente ideal para novas parcerias, contratos e ampliação nas exportações.
Outro ponto de destaque da missão será a participação da Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (Apac Salinas), que levará marcas tradicionais da bebida reconhecida nacional e internacionalmente. O polo também é reconhecido como Arranjo Produtivo Local (APL), política pública que visa fortalecer aglomerações empresariais e diversificar a economia mineira.
“Buscamos auxiliar na promoção das mercadorias mineiras em outros países, garantindo novas parcerias entre empreendedores do nosso estado e empresários estrangeiros”, afirma o subsecretário de Atração de Investimentos e Cadeias Produtivas da Sede-MG, Daniel Medrado.
“Nossa expectativa é abrir novos mercados, principalmente para produtos de valor agregado e de pequenas e médias empresas, gerar oportunidades e possibilidades de estreitar o relacionamento com instituições do país vizinho”, ressalta o subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Seapa-MG, Gilson de Assis Sales.
Mercado importante para futuras ações comerciais
Atualmente, o Paraguai é o quarto principal destino das vendas internacionais mineiras na América do Sul. Até outubro, as exportações do estado para o país somaram US$ 166 milhões, representando crescimento de mais de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.
O resultado destaca o potencial do mercado para ações de promoção do comércio exterior, fundamentais para fortalecer os laços econômicos entre o país e Minas Gerais.
Diretrizes que impulsionam as exportações
A missão para o Paraguai faz parte da Política de Promoção de Exportações e Comércio Exterior de Minas Gerais, cuja frente de atuação trabalha com a inserção internacional dos setores produtivos mineiros, a identificação de oportunidades de mercado e o apoio qualificado às exportações.
A estratégia é importante para impulsionar a competitividade das empresas no estado, como as de pequeno e médio porte, que poderão acessar informações estratégicas, capacitações e apoio voltados à internacionalização.
Por meio da iniciativa, o Estado reafirma seu compromisso com o Plano Estadual de Comércio Exterior , cujas ações planejadas visam conectar a produção mineira a novos mercados e fortalecer a imagem de Minas como um polo de excelência e diversidade produtiva.
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