
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) lançou nesta quarta-feira (26/11), a 2ª edição da revista digital EM MINAS , publicação institucional que tem se consolidado como um espaço de compartilhamento de práticas para educadores do ensino médio da rede estadual.
A revista nasce como um ambiente destinado ao diálogo e à circulação de ideias entre educadores, promovendo a troca de experiências e a valorização das práticas pedagógicas realizadas no cotidiano das escolas mineiras. A segunda edição amplia o compromisso com a formação de comunidades de aprendizagem, a divulgação de experiências e o fortalecimento das políticas educacionais da Secretaria de Estado de Educação.
O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento da juventude mineira. “Minas Gerais é a síntese do Brasil: diversa, complexa e cheia de possibilidades. Por isso, trabalhamos diariamente para garantir que cada estudante, ao iniciar a jornada no ensino médio, tenha acesso às ferramentas necessárias para construir um projeto de vida sólido. Concluir essa etapa com empenho e dedicação transforma trajetórias, reduz desigualdades e fortalece todo o estado. Nesta 2ª edição da revista EM MINAS, reunimos temáticas e práticas que inspiram a ir além. Que este material desperte novos sonhos e reafirme o nosso compromisso com uma educação pública de qualidade”, diz.
Temas centrais
Entre os destaques está o reforço da concepção de alfabetização e formação de leitores, tratada como responsabilidade coletiva de toda a escola, além da apresentação de ações que articulam uso de plataformas digitais, revitalização de bibliotecas e projetos literários promovidos nas unidades de ensino.
A edição também reforça o compromisso da SEE-MG com uma educação equitativa e inclusiva, por meio de relatos de ações de educação antirracista, como o trabalho realizado pela Escola Estadual Carlos Góes, Belo Horizonte. O artigo apresenta oficinas, formações e debates estruturados que têm transformado percepções e reduzido práticas discriminatórias no cotidiano escolar.
A publicação ainda traz um panorama sobre os resultados de excelência no Enem, alcançados por escolas da rede e destaca o uso estratégico da plataforma Enem-MG, ferramenta que tem apoiado o diagnóstico, a produção textual e o desenvolvimento das competências exigidas pelo exame.
Acesso e continuidade
Ao ampliar a participação docente e valorizar a autoria dos profissionais da rede, a revista reforça sua missão de aproximar a SEE/MG dos educadores e dar visibilidade às iniciativas que transformam a educação pública mineira. Para acessar a 2ª edição da revista EM MINAS, basta clicar neste link .
Mín. 15° Máx. 31°
