
O Governo de Minas , por meio da Defesa Civil Estadual , alerta para a atuação de um ciclone extratropical que influencia o tempo no estado. Formado na noite de segunda-feira (8/12), no Sul do Brasil, o ciclone provocou tempestades acompanhadas de fortes rajadas de vento e acumulados significativos de precipitação. Embora a tendência seja de que o sistema se afaste em direção ao oceano a partir desta quinta-feira (11/12), os efeitos ainda serão sentidos.
Nesta quarta-feira (10/12), a instabilidade permanece intensa. O Sul e o Sudoeste do estado estão entre as áreas mais afetadas, com previsão de rajadas superiores a 120 km/h. Nas demais regiões, os ventos podem ultrapassar 70 km/h. As chuvas atingem todo o território mineiro, com maiores volumes previstos para o Sul/Sudoeste, Zona da Mata, Noroeste, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Oeste de Minas, Central Mineira e Vale do Rio Doce. Há ainda possibilidade pontual de queda de granizo. Nas outras áreas, as precipitações ocorrem de forma mais isolada ao longo do dia.
De acordo com o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Paulo Rezende, o Comitê Gestor de Medidas de Prevenção e Enfrentamento das Consequências do Período Chuvoso segue em condições de atuação imediata, com foco na proteção e resposta.
Instituído pelo Decreto Estadual nº 15/2022, em consonância com a Lei Federal nº 12.608/2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) e o Plano Estadual de Enfrentamento ao Período Chuvoso de Minas Gerais (2025-2031), o Comitê conta a participação ampla de todas as secretarias de estado e demais parceiros, além de representantes do terceiro setor.
Confira as recomendações da Defesa Civil
Mín. 19° Máx. 24°
