
A Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE-MG) encerra 2025 com resultados expressivos na ampliação do acesso da população aos serviços públicos e no fortalecimento da participação social. O último Mutirão Cidadão do ano acontece nesta sexta-feira (19/12), até às 16h, em Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), por meio do programa Ouvidoria Móvel.
Com a participação de mais de 20 parceiros, a ação oferece gratuitamente serviços como emissão de documentos, orientações, vacinação e registro de manifestações, com expectativa de atender cerca de três mil pessoas.
A cozinheira Tereza Teixeira Lima foi a primeira atendida na fila para emissão da Carteira de Identidade Nacional pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) . Ela chegou cedo para garantir o novo documento e disse que ainda aproveitaria a praça de serviços para colocar a vacinação em dia. Satisfeita com o atendimento, comemorou. “Eu já ia trocar a identidade e aqui consegui fazer tudo de graça, melhor ainda. Aproveitei e atualizei as vacinas também. Foi muito bom”.
Ao longo do ano, o Mutirão Cidadão passou por municípios como Ribeirão das Neves, Sabará e Santa Luzia, além de edições no Centro da capital. Cerca de 20 mil cidadãos foram atendidos presencialmente, ampliando o acesso às políticas públicas estaduais, municipais e de instituições parceiras. A iniciativa se consolidou como estratégia de atendimento integrado, promovendo acolhimento e orientação direta ao cidadão.
Expansão das Ouvidorias Móveis
Em 2025, a OGE-MG realizou 96 Ouvidorias Móveis, crescimento de 166% em relação ao ano anterior. As equipes percorreram 32 municípios de diferentes regiões do estado, somando mais de 45 mil quilômetros rodados, reforçando a presença do Estado em localidades mais distantes.
Resultados expressivos
Além das ações presenciais, a OGE-MG encerra o ano com mais de 140 mil manifestações recebidas, tempo médio de resposta de 30 dias e taxa de resolutividade superior a 90%. O órgão também ampliou a rede de ouvidorias municipais parceiras, oferecendo capacitação técnica gratuita por meio do programa A Voz dos Mineiros. Já são 106 prefeituras e 61 câmaras municipais parceiras.
Para a ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira, os resultados alcançados refletem uma atuação orientada pela escuta qualificada e pela melhoria contínua das políticas públicas. “Em 2025, avançamos no fortalecimento da Ouvidoria como instrumento de diálogo entre o Estado e a sociedade e de construção de soluções. Cada manifestação recebida é tratada como subsídio para aprimorar serviços, orientar decisões e qualificar a atuação do poder público”, afirmou.
A OGE/MG também criou, este ano, novos canais especializados, como o Canal da Mulher e o Canal Selo Raro, e o Certificado Farmácia Cidadã, em parceria com a SES-MG.
Sobre a OGE-MG
A Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais é um órgão autônomo, vinculado diretamente ao governador, responsável pelo recebimento e tratamento de denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios, produzindo informações estratégicas que subsidiam a tomada de decisão e o aperfeiçoamento da gestão pública.
Mín. 19° Máx. 26°
