
O Governo Federal apresentou, nesta quinta-feira (18), a Avaliação Estratégica do Plano Nacional de Logística (PNL 2050), documento que aponta um diagnóstico e o futuro da multimodalidade dos transportes no Brasil. O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) participou da construção do estudo, destacando a necessidade urgente de equilibrar a matriz de transportes, tirando a sobrecarga das rodovias e ampliando o uso de nossas hidrovias, da cabotagem e da infraestrutura aeroportuária.
O grande destaque da avaliação para o MPor é a diretriz de valorizar modais de alta capacidade e eficiência. O objetivo é conectar as áreas de produção aos portos e mercados internacionais através de corredores integrados, garantindo agilidade e redução de custos na ponta.
Tetsu Koike, diretor de Programa de Políticas Setoriais, Planejamento e Inovação do MPor, celebrou o caráter evolutivo do projeto. “Temos em mãos uma ferramenta preciosa para orientação de ações e que desenha qual país queremos no futuro. Os transportes movimentam a economia e seus modais precisam estar integrados para termos eficiência logística, redução de custos e superarmos desafios históricos. É uma construção permanente e interfederativa”, comentou.
Para George Santoro, secretário executivo de Transportes, o PNL é um guia em constante modernização. “A cada cinco anos, atualizamos e aprimoramos os planos de transporte rodoviário e ferroviário. Com isso, conseguimos integrar os diversos modais de maneira mais lógica, conectando-os por meio de corredores logísticos. O PNL 2050 traz dados relevantes, com uma matriz que realmente retrata a realidade do país”, afirmou.
Gargalos e desafios
O estudo técnico apontou desafios que impactam diretamente a competividade do setor portuário e aéreo. Foram identificados gargalos logísticos na origem das cargas e dificuldades no escoamento para exportação, o que pressiona a eficiência dos portos brasileiros.
Já no transporte de passageiros, o PNL 2050 identificou a saturação de eixos aeroportuários importantes. Em resposta, o plano incorpora, de forma inédita, uma abordagem intermodal para o deslocamento de pessoas, buscando promover a integração territorial e melhorar a acessibilidade. Leonardo Ribeiro, secretário nacional de Transporte Ferroviário, ressaltou que, "hoje, portos, rodovias e ferrovias estão conectados à estratégia do PNL", evidenciando que os trilhos e estradas servem como artérias vitais para alimentar o sistema portuário exportador.
Consulta Pública
O PNL 2050 segue as diretrizes do Planejamento Integrado de Transportes (PIT), instituído pelo Governo Federal para aumentar a competitividade nacional. Para garantir que as demandas do setor aéreo e aquaviário sejam plenamente atendidas, a consulta pública sobre a Avaliação Estratégica do PNL está aberta e segue até 18 de janeiro de 2026 na plataforma Participa + Brasil.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
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