18°C 26°C
Pedro Leopoldo, MG
Publicidade

Secretaria de Saúde formaliza parceria com a UFMG para a promoção de melhorias para a saúde dos mineiros

Assinatura do documento é mais um avanço de Minas Gerais na busca de soluções estratégicas para os desafios enfrentados no SUS

06/01/2026 às 19h31
Por: Artur Valério Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Carol Souza / SES-MG
Carol Souza / SES-MG

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) formalizaram, nesta terça (6/1), a assinatura do Protocolo de Intenções para a realização de atividades e projetos que auxiliem na solução dos desafios específicos enfrentados na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.  

O projeto inclui iniciativas de pesquisa, capacitação e gestão da informação, com o intuito de promover melhorias para a saúde pública do estado. O prazo de vigência do Protocolo de Intenções será de cinco anos a partir da assinatura, podendo ser prorrogado por igual período. 

Para o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, essa é a continuação de um ciclo virtuoso de colaboração e desenvolvimento entre a SES-MG e a universidade.
 

 

"Esse protocolo não só colherá frutos dessa parceria já existente, como no caso do teste genético do pezinho, mas também planta sementes que ainda serão colhidas, como o teste genético de câncer de mama. A UFMG é um patrimônio do estado e graças a ela conseguimos avanços técnicos e científicos que beneficiam toda a população", destacou Fábio Baccheretti.

 
  
  


Uma das conquistas vigentes da colaboração entre SES-MG e UFMG são as teleconsultorias do TeleMaisSaúde, iniciadas em 2024, e que estão sendo expandidas para todo o estado. O projeto apresenta resultados consideráveis, com as consultas atingindo um índice de 83% de resolução.

Na prática, oito de cada dez consultas não precisam de exames posteriores e encaminhamento, gerando economia para o SUS e diminuindo a sobrecarga na Atenção Primária. 

Outras conquistas importantes dessa integração foram o desenvolvimento da vacina Calixcoca, inovação terapêutica contra a dependência de cocaína e crack e a retomada dos transplantes de pulmão em Minas Gerais após 11 anos de interrupção. 

A reitora da UFMG, Sandra Goulart, ressaltou que a formalização da parceria fortalece os laços estabelecidos.
 

 

"O protocolo consolida ações que estamos realizando há muito tempo e aponta para outras potenciais áreas de colaboração para continuarmos trazendo melhores condições de vida para os mineiros", pontuou Sandra Goulart.

 
  
  


A UFMG é a universidade com mais vagas na área da saúde no Brasil e essa colaboração com a SES-MG ajuda a aumentar o escopo da sua atuação. "A UFMG atua fortemente na área da saúde com formação, pesquisa, trabalho junto às comunidades e todas essas ações se potencializam com essa parceria com o estado de Minas Gerais", afirmou a reitora. 

"Esse protocolo sinaliza a implementação de políticas que vão mudar a vida das pessoas. É por meio dessa parceria que teremos os exames de eletrocardiograma nas unidades móveis de saúde", completou o secretário Fábio Baccheretti. 

Parceria estratégica 

Desde 2021, SES-MG e a Escola de Enfermagem da UFMG vêm desenvolvendo um importante projeto para melhorar as coberturas vacinais no Estado, por meio do Observatório de Pesquisa e Estudos em Vacinação (OPESV). O projeto consiste na realização de oficinas de trabalho com os municípios para construção de planos de ação, com indicadores de processos de trabalho e monitoramento dos índices vacinais em todos os ciclos de vida. 

Atualmente, o projeto também é financiado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), com a vigência de quatro Cartas Acordo com a Universidade. De 2021 a 2025, foram realizadas Oficinas em todas as Unidades Regionais de Saúde, envolvendo mais de 3,9 mil participantes.  

Outros projetos também são desenvolvidos com o OPESV/EEUFMG, como o fortalecimento dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) e o diagnóstico da Rede de Frio Estadual.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias