
O Centro Especializado em Reabilitação (CER) Totó Veloso, de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, passa a contar com um espaço de cuidado inovador de inserção e acolhimento humanizado, que foi equipado com recursos estaduais na ordem de R$ 180 mil, voltado para o atendimento de crianças e adultos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A apresentação do novo espaço para a comunidade e para a imprensa ocorreu na quinta-feira (22/1).
Visando a reabilitação sensorial, cognitiva e motora de forma lúdica e terapêutica, o parque multissensorial é um ambiente equipado com recursos modernos e adaptado às necessidades específicas dos usuários. Conhecido também como sala multidisciplinar, conta com cascata de fibra óptica, piscina de bolas transparentes com efeitos luminosos, coluna de bolhas, piano humano, simulador de chuva com nuvens iluminadas, painel sensorial artesanal, parede de escalada infantil, simulador de vento, máquina de bolhas de sabão, entre outros recursos.
O CER Totó Veloso é referência para a macrorregião de Saúde Noroeste em cuidados especializados para a deficiência física e visual. “É um projeto que já vem apresentando resultados positivos para os pacientes, famílias e equipes de saúde. O retorno do tratamento é bem significativo”, destacou Maíra Lemos de Castro, superintendente regional de saúde de Patos de Minas.
A secretária de Saúde de Patos de Minas, Ana Carolina Magalhães Caixeta, exemplificou como o novo serviço auxilia no cuidado integral. “Aqui no Centro, atendemos pacientes que sofreram um acidente, e que precisam reaprender a andar, falar e fazer movimentos básicos. Já fazemos a reabilitação física com esteira, pesos e bolas, e agora colocamos mais esta parte sensorial”.
Como ter acesso ao parque multissensorial
O primeiro passo para ter acesso ao atendimento, é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. A própria UBS entrará em contato com a Junta Reguladora ou com a referência técnica responsável, que fará o agendamento da primeira avaliação no serviço de reabilitação mais adequado.
Após essa avaliação multidisciplinar, se houver indicação, o usuário iniciará o processo de reabilitação, conforme a necessidade identificada. Além do serviço especializado, o acompanhamento também pode ser feito por outros pontos da rede, como a própria Atenção Primária à Saúde (APS).
Projeto Estadual
Foi viabilizado um investimento de mais de R$ 9,3 milhões pelo Governo de Minas para a implementação de parques multissensoriais em 31 Centros Especializados em Reabilitação (CER) do estado, sendo dois em Patos de Minas. Um na Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae), que já está em funcionamento desde o ano passado, e o do CER Totó Veloso, que começou a atender neste mês de janeiro.
A ação faz parte do escopo do Programa Mineiro de Acessibilidade, Inclusão e Saúde (Promais), iniciativa do Governo de Minas que centraliza todas as ações voltadas às pessoas com deficiência e doenças raras, com foco em aumentar a eficiência e capilaridade dessas ações no estado.
Mín. 16° Máx. 20°