
O vice-governador do Estado, Mateus Simões, acompanhou a entrega de equipamentos para a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) , nesta segunda-feira (26/1), durante vistoria técnica realizada na sede Delegacia Regional (DRPC) de Nanuque, no Vale do Mucuri.
A PCMG recebeu 60 novas pistolas calibre 9 milímetros, que serão utilizadas por policiais civis de Nanuque, do Departamento de Polícia Civil de Teófilo Otoni, também no Vale do Mucuri, e de Januária, no Norte de Minas.
"Realizamos a entrega de 60 novos armamentos de última geração e fico feliz em saber que estamos trabalhando para dar condições estruturais e técnicas à Polícia Civil nesta região, que precisa de atuação contínua por ser rota de entrada do crime organizado no estado, vindo da Bahia. As nossas divisas são um ponto de muita atenção para a polícia", ressaltou o vice-governador Mateus Simões.
O repasse dos equipamentos tem como foco o aprimoramento dos equipamentos utilizados pelas Forças de Segurança estadual. A aquisição das armas foi viabilizada por meio recursos provenientes de emenda parlamentar estadual, no valor de R$ 127,8 mil, sendo 48 pistolas destinadas às unidades da PCMG em Nanuque, dez para Teófilo Otoni e duas para Januária, no Norte de Minas.
"Hoje é um dia importante porque a gente avança no processo de modernização do nosso equipamento operacional, com a entrega desses armamentos", disse a chefe-adjunta da PCMG, Rita de Cassia Januzzi. "Isso dá mais tranquilidade no nosso trabalho, principalmente em uma tríplice fronteira igual essa de Nanuque, no Vale do Mucuri. É muito gratificante saber que os nossos policiais estão bem equipados", destacou Januzzi.
Estrutura e alcance
A Delegacia Regional em Nanuque possui salas de depoimento especial (para atendimento de crianças e adolescentes) e de legislação digital (voltada a candidatos a habilitação), além de estrutura para o desenvolvimento dos trabalhos de investigação criminal e polícia judiciária.
Para garantir a qualidade dos serviços prestados, as equipes estão organizadas na apuração de crimes contra a vida e contra o patrimônio, em delitos de trânsito e tráfico de drogas, além de casos de outras naturezas. Estão vinculados à DRPC, ainda, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), a Delegacia de Plantão e os setores de perícia e medicina legal.
Ao todo, a DRPC abrange dez municípios: Nanuque, Serra dos Aimorés, Águas Formosas, Bertópolis, Crisólita, Machacalis, Santa Helena de Minas, Umburatiba, Fronteira dos Vales e Carlos Chagas.
Desde 2019, a Polícia Civil de Minas Gerais já incorporou 211 novas sedes e reformas de unidades prediais como parte do projeto Sedes Novas, iniciativa para modernizar e construir novas delegacias em todo o território mineiro.
Mín. 18° Máx. 30°