
O governador Romeu Zema participou, nesta segunda-feira (2/2), da solenidade de instalação da 4ª Sessão Legislativa Ordinária da 20ª Legislatura, que marca a retomada dos trabalhos dos deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Durante a reunião, conduzida pelo presidente da Casa, deputado Tadeu Martins Leite, o chefe do Executivo mineiro leu a mensagem governamental, onde fez um balanço da gestão do Governo do Estado e ressaltou a parceria com o Legislativo estadual na condução de diversas ações voltadas à população mineira.
“Hoje, posso dizer que a Assembleia Legislativa também foi fundamental para viabilizar a solução para a dívida de Minas Gerais com a União. O Propag vai tornar Minas um estado financeiramente viável e, com isso, os mineiros podem esperar ainda mais acesso à saúde, educação, segurança, emprego e infraestrutura”, enfatizou Romeu Zema.
A formalização da adesão ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) ocorreu em dezembro do ano passado e a primeira parcela foi quitada em janeiro.
“Foi uma decisão difícil, que exigiu diálogo, escuta e compromisso com o futuro. Uma decisão que reafirmou o papel desta Casa como um espaço central de debates qualificados e de soluções possíveis para os grandes desafios do nosso tempo”, acrescentou Tadeu Leite.
Ainda entre os projetos que contaram com apreciação da Casa, Zema falou sobre desestatização da Copasa. “A companhia de saneamento do nosso estado vai passar por uma revolução com o objetivo de levar água potável e saneamento básico a todas as regiões de Minas, um estado gigante, com desafios enormes”, afirmou.
Saúde e educação
O governador ressaltou a retomada de obras paradas de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dos hospitais regionais. “Vi, ao longo dos anos, praticamente todos os senhores deputados concordarem que esta é uma medida fundamental para levar a saúde para mais perto dos mineiros. Já entregamos a obra do Hospital Regional de Teófilo Otoni e, até o fim do ano, entregaremos mais quatro hospitais em Divinópolis, Sete Lagoas, Governador Valadares e Conselheiro Lafaiete”, disse Romeu Zema.
Ele também enfatizou os avanços na área da educação, como Minas Bilíngue, projeto que vai levar o conteúdo tradicional em um segundo idioma a 30 escolas estaduais já no início deste ano letivo.
“Tivemos o maior avanço do país na alfabetização de crianças. Chegamos a 72% dos estudantes alfabetizados — superando a meta nacional. O Trilhas de Futuro fez Minas se tornar líder na criação de vagas para a educação técnica, com o dobro de vagas em relação ao 2º colocado, o Estado de São Paulo. Isso significa mais jovens preparados para o mercado de trabalho”, ressaltou.
O governador também abordou a retomada do crescimento de Minas Gerais, com a atração de mais de meio trilhão de reais em investimentos e a marca de 1 milhão de novos empregos com carteira assinada entre 2019 e 2025.
“Ainda temos muito a fazer. Este ano de 2026 será decisivo para Minas e para o Brasil, e tenho esperança de que os mineiros vão continuar no caminho da prosperidade”, concluiu o governador.
Mín. 20° Máx. 28°