
Os aeroportos do Centro-Oeste receberam 12.507.560 milhões de passageiros em 2025, 7,5% a mais do que em 2024, quando a movimentação foi de 11.634.480 viajantes. O resultado confirma a trajetória positiva do setor aéreo na região ao longo do ano, com todos os meses de 2025 apresentando desempenho acima dos números registrados no ano anterior. Os dados foram compilados pelo Ministério de Portos e Aeroportos do Painel de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O painel indica ainda que o movimento de passageiros aéreos no Centro-Oeste em 2025 foi o maior dos últimos sete anos.
“É desenvolvimento regional conectado ao crescimento do país. Fortalecer a infraestrutura aérea é mais eficiência logística e competitividade para quem produz. Também representa integração do campo com os mercados nacionais e internacionais. Por isso, nosso trabalho é garantir que o transporte aéreo continue impulsionando a geração de empregos e a integração nacional”, explica o ministro da pasta, Costa Filho. A expectativa do governo é de que a região continue a registrar crescimento consistente nos próximos anos, consolidando o Centro-Oeste como um polo de referência para transporte aéreo, desenvolvimento econômico e integração logística.

Em porcentagem, Sinop (MT) liderou o ranking em 2025: o Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo registrou crescimento de 14,09%, com trânsito de 227.484 passageiros. De acordo com a Centro-Oeste Airports, concessionária do terminal, a alta se deve a melhorias implementadas como a requalificação do pavimento da pista de pouso e decolagem e das taxiways (pistas de táxi). Além de aumentar a durabilidade e a segurança das operações de pouso e decolagem no aeroporto, essas intervenções favoreceram o aprimoramento dos sistemas de escoamento de água, incluindo a implementação de declividade adequada a normas e regulamentos vigentes.
As outras quatro cidades com maior movimentação de passageiros aéreos no Centro-Oeste foram Brasília, Goiânia (GO), Várzea Grande (MT) e Campo Grande (MS). Na capital federal, o aumento foi de 10,13%, com fluxo de 8.173.860 viajantes no Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek. Na capital de Goiás, a movimentação no Santa Genoveva cresceu 9,47% com o trânsito de 1.913.579 viajantes. Em Várzea Grande, o Marechal Rondon registrou alta de 7,09% com 1.245.965 passageiros aéreos. Por fim, o Aeroporto de Campo Grande recebeu 3,15% a mais de viajantes, registrando 775.150 passageiros.

Para impulsionar ainda mais o crescimento contínuo de viajantes no Centro-Oeste, a partir deste ano e até 2027 serão investidos R$ 91 milhões nos aeroportos da região. Os recursos foram anunciados em dezembro pelo Ministério de Portos e Aeroportos e integram a carteira pública de investimentos de aeroportos regionais.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Mín. 18° Máx. 28°