O Botafogo tocou fogo no Brasileirão! Após quatro derrotas consecutivas e cinco jogos sem vencer, a estrela não está mais solitária: Botafogo, Grêmio e Palmeiras estão com 59 pontos, mas o Fogão segue como líder porque tem um extraordinário saldo de 23 gols a favor, resultado de seu histórico primeiro turno, que lhe garante, apesar do derretimento de sua vantagem, o maior potencial de acabar como o campeão brasileirão de 2023.
A probabilidade de o Botafogo ficar com o título agora é de 29%, dez pontos percentuais a menos do que ao final da rodada passada, que era de 39,46%. O Bragantino perdeu fora de casa para o São Paulo por 1 a 0 e suas chances de título caíram de 28% para 26,6%. O Palmeiras perdeu para o Flamengo e, com isso, suas chances caíram de 26,6% para 21,9%.
Na luta pelo título, o grande vencedor da rodada foi o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, que com uma histórica vitória fora de casa por 4 a 3, de virada, ampliou suas chances de título de 2,6% para 15,7%. O uruguaio Luis Suárez marcou três gols em São Januário. Com a vitória no Maracanã sobre o Palmeiras por 3 a 0, o Flamengo aumentou suas chances de título de 2,7% para 6,1%.
Chances de permanecer na Série A
As torcidas que vivem as fortes emoções do Brasileirão na outra ponta da tabela também estão vibrando: o Santos venceu fora de casa o Goiás por 1 a 0 e passou o Corinthians na tabela de classificação e nas chances de permanecer na Série A em 2023: com o resultado, o potencial do Santos ficar subiu de 73% para 92%, um crescimento de 19 pontos percentuais, a maior entre os times que estão no horizonte de eventos do Z-4 que leva para a Série B.
Duas derrotas em casa causaram as maiores quedas nas chances de permanecer na Série A: o Bahia perdeu por 3 a 0 para o Cuiabá, e perdeu a probabilidade de o clube ficar na elite nacional diminuiu 16,3 pontos percentuais, de 76% para 59,7%. Já o Goiás, que perdeu para o Santos, teve uma baixa de 13,1 pontos percentuais em suas chances de seguir na Série A em 2024, de 27,5% para 14,4%.
Com essas derrotas em casa, mesmo com o adiamento do confronto direto entre Cruzeiro e Vasco, em Belo Horizonte, as duas equipes viram suas chances de ficar na Série A subirem moderadamente, mas para que nem entrou em campo, está excelente: as chances de o Cruzeiro seguir na Série A aumentaram de 73,3% para 77,1%; as chances do Vasco cresceram de 71,4% para 72,9%.
Mín. 16° Máx. 29°