17°C 29°C
Pedro Leopoldo, MG
Publicidade

Governo de Minas lança Emergência MG e telefones 190, 197 e 193 poderão ser acionados via internet

Projeto pioneiro no país permite atendimento virtual e amplia alcance de chamadas direcionadas para as polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros

29/11/2023 às 14h09 Atualizada em 29/11/2023 às 14h35
Por: Ryan Lucas Fonte: OBSERVADOR
Compartilhe:
Romeu Zema destacou os recursos de imagem, vídeo chamada e geolocalização no novo sistema. “Muitas vezes, alguém que está em perigo não pode falar, mas tem condição de escrever, enviar fotos, etc. Créditos: Reprodução
Romeu Zema destacou os recursos de imagem, vídeo chamada e geolocalização no novo sistema. “Muitas vezes, alguém que está em perigo não pode falar, mas tem condição de escrever, enviar fotos, etc. Créditos: Reprodução

O governador Romeu Zema participou, nesta quarta-feira (29/11), do lançamento do programa Emergência MG, serviço de acionamento do 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros Militar) via internet.
O sistema já está em funcionamento na cidade de Lagoa Santa, por um período de teste por 30 dias, e em breve será expandido para toda Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e para demais cidades do estado. 

O serviço de atendimento virtual é pioneiro no país e promove a mobilização integrada das polícias e Corpo de Bombeiros via chat. Também poderá ser acionado por meio de site próprio (www.emergencia.mg.gov.br), pelo aplicativo de serviços do Governo de Minas - MG App e pelo aplicativo de mensagens Telegram. 

O novo projeto também é uma ação inclusiva, pois permite o acionamento das polícias e bombeiros por pessoas surdas. A interface com a tecnologia permite, de forma segura, o compartilhamento de localização, envio de fotos e vídeo chamadas. Essa última aplicação pode ser decisiva, por exemplo, na ligação de uma mãe para os bombeiros durante um pedido de socorro para o filho engasgado.
Romeu Zema destacou os recursos de imagem, vídeo chamada e geolocalização no novo sistema. “Muitas vezes, alguém que está em perigo não pode falar, mas tem condição de escrever, enviar fotos, etc. Então, o novo sistema é um passo muito importante para a segurança do mineiro”, ressaltou o governador.
  
Funcionamento
No início do próximo ano, o projeto será expandido para outras nove cidades, também da região metropolitana, incluindo a capital Belo Horizonte. São elas: Betim, Confins, Contagem, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.
A intenção é que a expansão do projeto seja gradativa e que o terceiro passo seja a implantação em 43 cidades atendidas pelo Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciad), que fica na Cidade Administrativa, alcançando uma média de 7 milhões de pessoas. O estado todo deve ser abarcado, assim como todos os aplicativos de mensagens. A escala gradativa busca garantir total segurança à alta demanda gerada pelo 190,197 e 193.
MG App
O MG App - aplicativo oficial do Governo de Minas – terá menu exclusivo para atender o cidadão que acionar o Emergência MG (190,193,197), localizado na tela inicial do aplicativo. Por meio do app, será possível acessar a plataforma de interação com facilidade pois o aplicativo já envia a identificação do cidadão, simplificando o atendimento.
 
 
Veja vídeo sobre o funcionamento do Emergência MG: https://www.youtube.com/watch?v=aL8WYk3i99I
 
Galeria de fotos disponível em: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/multimidia/galeria/governo-de-minas-lanca-emergencia-mg-190-197-e-193-poderao-ser-acionados-via-internet

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias