15°C 22°C
Pedro Leopoldo, MG
Publicidade

Começa nesta quinta nova onda de calor que vai atingir Minas e grande parte do Brasil

Por causa das altas temperaturas, Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo. O termo "onda de calor" é caracterizado quando a temperatura permanece cinco graus acima da média por um período entre três e cinco dias.

14/12/2023 às 08h30 Atualizada em 14/12/2023 às 08h36
Por: Ryan Lucas Fonte: inmet
Compartilhe:
Onda de calor começa na quinta-feira (14) — Foto: Inmet
Onda de calor começa na quinta-feira (14) — Foto: Inmet

A partir desta quinta-feira (14), uma nova onda de calor está prevista para atingir extensas áreas do país, embora os meteorologistas indiquem que desta vez, o fenômeno não será tão intenso quanto o registrado em novembro, que resultou em recordes de temperatura.
 O termo "onda de calor" é caracterizado quando a temperatura permanece cinco graus acima da média por um período entre três e cinco dias.
 Por causa dessas temperaturas acima da média para 15 estados e o Distrito Federal, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de "perigo", que tem início às 12h00 desta quinta e é válido até às 19h do próximo domingo (17).

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP CLICADO AQUI


Segundo o instituto, serão afetadas áreas do:Tocantins, Rondônia, Maranhão, Piauí, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso. E os estados inteiros de: Mato Grosso do Sul, Goiás, além do Distrito Federal.
Para os próximos dias, no centro das atenções, temos locais onde as temperaturas devem atingir entre 40°C e 42°C, incluindo o Mato Grosso do Sul, o sul e leste do Mato Grosso (com destaque para a capital Cuiabá), o sul de Goiás, o noroeste de Minas Gerais e a região oeste da Bahia, especialmente no Vale do São Francisco.
Na faixa de 38°C a 40°C, podemos esperar calor intenso no interior do Piauí, no Maranhão, no leste do Tocantins, no sul e leste de Santa Catarina e no interior de São Paulo. Já em regiões onde as temperaturas devem oscilar entre 37°C e 39°C, destacam-se o norte e oeste do Paraná, o estado do Rio de Janeiro e o Espírito Santo.
“A onda de calor não vai ser tão intensa e generalizada quanto a última. Com a proximidade do verão, temos mais umidade, que barra as temperaturas, impedindo que subam mais. Se a gente sobreviveu à última, vamos sobreviver a essa que vai ser menos intensa”, explica Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo

TENHA ACESSO AO INSTAGRAM DO OBSERVADOR CLICANDO AQUI

AGENDE SEU ANÚNCIO NO PORTAL OBSERVADOR CLICANDO AQUI

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias