Rainha Elizabeth II, a monarca britânica mais longeva da história, morre aos 96 anos
Monarca estava em sua residência de férias, o Castelo de Balmoral, na Escócia. Ela passou 70 anos no trono, atravessou crises e guerras e virou ícone pop.
09/09/2022 às 14h15Atualizada em 27/09/2022 às 14h12
Por: Samuel
Compartilhe:
Rainha Elizabeth ll - fonte G1
A mais longeva monarca britânica da história, que passou 70 anos no trono, atravessou crises e guerras e virou ícone pop, a Rainha Elizabeth ll morreu nesta quinta-feira (8) aos 96 anos no castelo de Balmoral, na Escócia.
Os quatro filhos da rainha, Charles, Anne, Andrew e Edward, foram até a Escócia quando foi anunciado que a rainha estava sob supervisão médica.
Rainha Elisabeth II com o filho Príncipe Charles, hoje Rei Charles III (Foto 2020)
Com a morte de Elizabeth, seu filho mais velho, o agora rei Charles, assume o trono do Reino Unido e de outros 14 paísesque têm o monarca britânico como chefe de Estado, como Austrália e Canadá. Segundo os ritos oficiais, ele tinha algumas opções na escolha do nome que iria adotar, mas acabou seguindo o caminho tradicional e manteve o título de rei Charles lll.
Por ser o primogênito, Charles era o primeiro na linha de sucessão ao trono. Depois dele, está o seu filho mais velho, o príncipe William; na sequência, vem primogênito de William, o príncipe George.
O Príncipe de Gales foi casado com a Princesa Diana, que morreu em 1997 em um trágico acidente de carro. Atualmente, ele é casado com Camilla Parker-Bowles.
A saúde da monarca foi motivo de crescente preocupação desde outubro do ano passado, quando foi revelado que ela passou uma noite hospitalizada para ser submetida a exames médicos que nunca foram detalhados. Desde então, ela reduziu consideravelmente sua agenda, com aparições em público cada vez mais raras e sendo observada caminhando com dificuldade, com o auxílio de uma bengala.
Camilla Parker Bowles se torna rainha consorte
Camilla, Príncipe Charles (Atual Rei Charles III) e a então Rainha Elisabeth em foto de 2019 - Fonte: G1
Casada com o rei Charles III desde 2005, a duquesa da Cornualha, Camilla Parker Bowles, ganha agora o título de rainha consorte britânica. Isso ocorre após a morte de Elizabeth II, que levou Charles ao trono britânico.
O título de rainha consorte é dado à esposa do rei vigente. O conceito é diferente do título de rainha – caso de Elizabeth II –, destinado a quem já nasce na família real e está na linha de sucessão.
Uma rainha consorte tem, em tese, a mesma posição social e o status do cônjuge. Historicamente, no entanto, não possui os mesmos poderes políticos.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.