20°C 29°C
Pedro Leopoldo, MG

Dengue explode em PL

Autoridades alertam para o grande número de casos de Dengue no início do ano. Pedro Leopoldo é considerado município de Transmissão Muito Alta

04/02/2024 às 07h00
Por: Ryan Lucas Fonte: OBSERVADOR
Compartilhe:
Créditos: Reprodução
Créditos: Reprodução

Autoridades alertam para o grande número de casos de Dengue no início do ano. Pedro Leopoldo é considerado município de Transmissão Muito AltaDe acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, em Pedro Leopoldo, o ano de 2024 já se iniciou com uma observada aceleração de casos notificados e confirmados de dengue. No período de 1 a 31 de janeiro houve o registro de 621 casos notificados de dengue. Destes, 152 já confirmados.

RECEBA NOTÍCIAS GRATUITAS E EXCLUSIVAS NO SEU CELULAR CLICANDO AQUI

De acordo com o SINAN, Sistema de Notificação de Casos Notificados, nas quatro últimas semanas houve o acumulo de 588 casos prováveis de Dengue (Casos Prováveis = casos suspeitos e ou confirmados menos os casos descartados), o que classifica o atual cenário do município como de MUITO ALTA transmissão (948 CASOS POR 100.000 HABITANTES).
Quanto aos locais de residência dos casos suspeitos e confirmados de Dengue em 2024, pode-se verificar a circulação do vírus em vários bairros do município. O vírus circulante detectado no momento é o DEN 1.
Quanto ao perfil dos pacientes notificados, a Secretaria diz que 59% dos casos suspeitos são mulheres e   63% encontram -se na faixa etária de 20 a 59 anos. “Observamos a contínua tendência de aumento de casos. Ao compararmos os dados analisados no boletim da semana passada, observamos um aumento de 57% nas notificações e 111% da positividade dos casos”, detalha Rachel Lage, Técnico Superior da Informação da Saúde, em Pedro Leopoldo.

ACESSE O INSTAGRAM DO OBSERVADOR PARA MAIS NOTÌCIAS CLICANDO AQUI

Ainda de acordo com a Secretaria, há somente a detecção do vírus 1 da Dengue no município, embora em BH e no Estado de Minas Gerais já temos a confirmação de casos do tipo 2 e 3. “É importante ressaltar que as ações de prevenção são realizadas continuamente pela Secretaria Municipal de Saúde, e a participação da comunidade é fundamental para o alcance do objetivo de reduzir a infestação do vetor e diminuir a incidência da Dengue, Chikungunya e Zika. O cidadão pode entrar em contato com a Divisão de Vigilância em Saúde para denúncia de locais de risco sanitário através do whatsapp: 8814 6540 (Disque Denúncia)”, pede Rachel.
 
Dengue em Minas Gerais
Neste ano, os casos de dengue em Minas Gerais devem ultrapassar os 400 mil. A informação foi divulgada no final de janeiro pelo Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti. 
Em janeiro, em Minas superou foram registrados mais de 12 mil casos de dengue no estado, e primeira morte confirmada pela doença neste ano aconteceu no município de Monte Belo, no Sul do Estado.

CONVERSE CONOSCO OU AGENDE SEU ANÚNCIO NO NOSSO PORTAL CLICANDO AQUI

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias