Dados do primeiro semestre do Porto de Itajaí evidenciam a transformação pela qual o terminal do Sul do Brasil vem passando. Com crescimento histórico de 1.686% na movimentação de cargas no primeiro semestre de 2025, o terminal catarinense consolida essa retomada, quando comparado com números de 2024. O complexo movimentou 1,859 milhão de toneladas entre janeiro e junho de 2025, comparado às 104,1 mil toneladas do mesmo período do ano passado.
A transformação do Porto de Itajaí começou em janeiro de 2025, quando o Governo Federal retomou a gestão do complexo. O terminal teve suas atividades interrompidas em 2022, durante tentativa de privatização da gestão anterior.
A estratégia adotada pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) focou na valorização do conhecimento técnico acumulado pelos trabalhadores locais, aproveitando a experiência de décadas para acelerar a retomada operacional. Essa abordagem colaborativa se mostrou fundamental para os resultados alcançados.
Modernização e competitividade
Paralelamente à retomada operacional, o MPor implementou estratégias para fortalecer a competitividade logística do complexo, facilitando a otimização de rotas e operações. As ações incluem melhorias na eficiência operacional e preparação para receber embarcações de maior porte, posicionando Itajaí como hub estratégico para o comércio exterior catarinense.
Em maio, durante cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro Silvio Costa Filho anunciou investimentos de R$ 844 milhões para modernização do porto até 2030. O pacote contempla dragagem do Rio Itajaí-Açu, readequação do molhe de Navegantes e construção de píer para navios de cruzeiro, entre outras obras estruturantes.
O próximo passo da transformação será a criação da Autoridade Portuária do Porto de Itajaí, medida que conferirá autonomia administrativa total ao complexo. Em junho, o MPor instituiu Grupo Técnico de Trabalho (GTT) para elaborar os aspectos técnicos da futura empresa pública federal, que substituirá a gestão transitória exercida pela Autoridade Portuária de Santos.
"A criação deste grupo é mais um passo para reforçar a infraestrutura portuária da região", afirmou Costa Filho.
O GTT tem 90 dias para concluir análises técnicas, jurídicas, administrativas e financeiras, elaborando proposta legislativa que servirá de base para a Medida Provisória de criação da nova autoridade. A medida representa a institucionalização definitiva do sucesso da retomada federal.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
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