“Minha qualidade de vida melhorou consideravelmente”. É com esta satisfação que Luciene Meire de Oliveira, moradora de Tiros, no Alto Paranaíba, comemora o avanço no tratamento de hemodiálise que vem recebendo em São Gotardo há quase um ano pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Até o ano passado, nos últimos oito anos a paciente fazia três sessões semanais em Patos de Minas, precisando deslocar 660 quilômetros, quase três vezes mais que nos dias atuais. Agora, com o tratamento perto de casa, Luciene Oliveira diz que sai de casa após o almoço, dedica mais tempo às atividades e desfruta de uma vida mais plena.
Com o investimento estadual na ordem de R$ 1 milhão para a aquisição de 18 máquinas para o Centro de Hemodiálise em São Gotardo, o novo serviço realizou 1.218 sessões de hemodiálise em 2024. No primeiro quadrimestre de 2025, foram prestados 415 atendimentos especializados e 1.680 sessões de hemodiálise.
Na sexta-feira(5/9), o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, visitou o Hospital em São Gotardo e o Hospital Municipal de Vazante. Ele destacou os avanços para o Noroeste. “São hospitais que receberam novos equipamentos repassados pelo Governo de Minas . E o nosso objetivo é levar para perto das pessoas os serviços de saúde”, disse Baccheretti.
Hospital Municipal de São Gotardo
Recentemente o Hospital Municipal de São Gotardo inaugurou 26 leitos - totalizando 61. Além de ofertar serviços de diagnóstico por imagem - como raios x, ultrassonografia, tomografia e mamografia, o Hospital realizou 433 cirurgias eletivas em 2023, 588 em 2024, e 278 nos primeiros quatro meses deste ano, pelo Opera Mais.
O município conta também com o aporte estadual no montante de quase R$ 6,9 milhões para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento, fortalecendo a Rede de Urgência e Emergência.
Hospital Municipal Nossa Senhora da Lapa Vazante
Fundado há 50 anos, o Hospital Municipal de Vazante passa agora, de 40 para 52 leitos, saindo da classificação de hospital de pequeno para médio porte. A recente reforma proporcionou também a modernização da lavanderia, ampliação da farmácia e a sala de estabilização. Os novos aparelhos de raio x, ultrassonografia e vídeo-endoscopia foram comprados com recursos estaduais. Em breve, está prevista a entrega de um tomógrafo e uma sala para a realização de exames de colonoscopia e endoscopia.
“Muitas vezes temos uma fratura de dedo, uma fratura de braço, que antes precisava ir para o Hospital Regional Antônio Dias em Patos de Minas. Em breve, com o novo arco cirúrgico, o procedimento será feito aqui”, destacou o secretário de Estado de Saúde, exemplificando a melhoria dos serviços ofertados localmente pelo Hospital.
No primeiro quadrimestre deste ano, o hospital realizou 159 cirurgias eletivas - entre elas gastroenterológicas, ginecológicas, urológicas e vasculares - por meio do programa Opera Mais. O quantitativo deste ano deve superar 2023 e 2024, quando foram realizadas 438 e 444 cirurgias eletivas, respectivamente.
Mín. 17° Máx. 26°