
Minas Gerais superou a marca de 100 municípios no nível intermediário do programa Minas Livre para Crescer (MLPC) . Os municípios livres que avançam para essa etapa passam a contar com o Redesim + Livre , sistema que automatiza todas as etapas municipais de abertura e legalização de empresas de baixo e médio risco, permitindo que um empreendimento esteja apto a funcionar em poucos minutos.
O sistema do Governo de Minas foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) , em parceria com a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e o Sebrae Minas.
Ao todo, 115 municípios integraram o Redesim+Livre. Desse total, 75 foram implantados em 2025. Entre os mais recentes a avançarem de nível no MLPC estão: São João da Ponte, Dom Silvério, Santa Vitória e Perdizes.
“A marca de mais de 100 municípios no nível intermediário do Minas Livre para Crescer reforça o compromisso do Governo de Minas em promover um ambiente cada vez mais simples, moderno e favorável ao empreendedor mineiro. Esse é mais um resultado que comprova que se trata do maior programa de simplificação do ambiente de negócios do país”, destaca a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Mila Corrêa da Costa.
“Cada nova adesão ao Redesim + Livre é mais um passo rumo a um Estado mais competitivo. Estamos promovendo uma transformação concreta na vida do empreendedor, reduzindo drasticamente o tempo de abertura de empresas e oferecendo um ambiente de negócios mais simples, rápido e seguro”, afirma a presidente da Jucemg, Patricia Vinte Di Iório.
Municípios reduzem drasticamente o tempo de abertura de negócios
Os resultados do Redesim + Livre na agilidade do registro empresarial são evidentes. O Mapa de Empresas revela que a média de tempo para abertura de empresas em Minas Gerais é de 18,9 horas. Já nos municípios integrados ao Redesim + Livre, esse tempo cai para 8,8 horas.
Dessa forma, nas cidades que estão no nível intermediário do MLPC, o tempo de abertura de empresas é mais de duas vezes mais rápido. Ainda de acordo com o painel, dos 25 municípios mais ágeis da região Sudeste, 14 são mineiros. E, em outubro deste ano, dos 25 municípios mineiros com menos tempo para formalização de empresas, 19 utilizam o Redesim + Livre.
Redesim + Livre
Além de agilidade na abertura de empresas, o Redesim + Livre oferece outras vantagens, como transparência e rastreabilidade dos processos, estimulando o desenvolvimento econômico e impactando diretamente a geração de emprego e renda dos municípios.
Outro ponto importante é que micro e pequenos empreendedores dessas localidades passam a ter acesso à linha de Crédito para Crescer, do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) . A linha oferece tempo de carência de 12 meses e taxas de juros mais vantajosas. Até o momento, mais de R$ 13 milhões já foram disponibilizados.
Mín. 18° Máx. 28°
