18°C 32°C
Pedro Leopoldo, MG
Publicidade

MPor inaugura sala multissensorial do Aeroporto de Fortaleza

Espaço instalado para acolher passageiros com transtorno do espectro autista tem ambientação controlada para tornar as viagens mais agradáveis e in...

21/11/2025 às 10h05
Por: Artur Valério Fonte: Ministério dos Portos e Aeroportos
Compartilhe:
Aeroportos brasileiros contam com salas especialmente preparadas para acolher passageiros com Transtorno do Espectro Autista (TEA) - Foto: Eduardo Oliveira/MPor
Aeroportos brasileiros contam com salas especialmente preparadas para acolher passageiros com Transtorno do Espectro Autista (TEA) - Foto: Eduardo Oliveira/MPor

O Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE), inaugurou nesta quinta-feira (20) sua sala multissensorial; um espaço voltado ao acolhimento de passageiros com transtorno do espectro autista (TEA). A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário executivo do Ministério de Portos e Aeroportos,Tomé Franca, do secretário de Turismo do Ceará,Eduardo Bismarcke do prefeito de Fortaleza,Evandro Leitão.

O espaço, localizado em frente ao portão de embarque 11, conta com mobiliário adaptado, luzes mais baixas, sons controlados e ambientação voltada à regulação de sensações. Para evitar o excesso de estímulos – comum na rotina de um terminal aeroportuário – o ambiente tem iluminação ajustável, cores neutras, puffs, colchonetes, "tendas de calma", fones abafadores, recursos visuais suaves e organizadores de ambiente.

Espaço de acolhimento
Espaço de acolhimento

Com a inauguração em Fortaleza, chega a 13 o número de espaços entregues pelo governo federal, em parceria com as concessionárias que gerenciam os principais aeroportos brasileiros. As salas já funcionam nos aeroportos de Vitória (ES), Florianópolis (SC), Brasília (DF), Congonhas (SP), Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Galeão (RJ) com duas unidades, Recife (PE), Maceió (AL), Santos Dumont (RJ) e Campo Grande (MS).

Para o secretário executivo do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), Tomé Franca, é política pública prioritária integrar passageiros e democratizar a experiência nos aeroportos. “É orientação do presidente Lula e do ministro Silvio Costa Filho que o nosso trabalho faça com que a aviação brasileira seja para todas e todos. As salas e espaços multissensoriais acolhem e tornam a experiência de viajar mais agradável em nossos aeroportos, atendendo aos passageiros nas suas necessidades”, disse.

"Que o nosso trabalho faça com que a aviação brasileira seja para todas e todos"Tomé Franca

A diretora de operações do Aeroporto Internacional de Fortaleza, Thaís Reder, salientou que a inauguração do espaço voltado a pessoas com TEA soma-se às ações de melhoria implantadas no terminal pela concessionária Fraport Brasil. "É uma satisfação para a Fraport Brasil inaugurar um espaço no Fortaleza Airport projetado para oferecer conforto, redução de estímulos e um ambiente acolhedor aos nossos passageiros que necessitam de uma pausa sensorial durante a viagem", destacou.

A sala multissensorial de Fortaleza possui uma área de 63,50 m² e funciona 24 horas por dia. Tem capacidade para acolher até 10 pessoas simultaneamente. Além do mobiliário lúdico, possui espaço que simula o interior de um avião para facilitar a adaptação do passageiro com TEA à aeronave.

Novas salas

As salas multissensoriais espalhadas nos principais aeroportos brasileiros oferecem um ambiente de descompressão, com elementos que ajudam a minimizar estímulos capazes de causar desequilíbrio emocional, além de reduzir o estresse do ambiente aeroportuário, proporcionando alívio em relação aos estímulos externos e promovendo bem-estar.

Na última sexta-feira (14) foi a vez dos terminais de João Pessoa (PB) e Aracaju (SE) abrirem as salas multissensoriais para os passageiros. O programa de acolhimento e inclusão de passageiros com transtorno do espectro autista (TEA) é parte das ações lançadas pelo MPor.

Como complemento às ações de inclusão, o ministério lançou também a cartilha Inclusão Dentro e Fora do Avião, escrita por Aline Campos e ilustrada por Luana Chinalia. O material traz, de forma lúdica, a história de duas crianças neurodivergentes e apresenta orientações sobre direitos, recursos e boas práticas para garantir uma viagem mais tranquila.

A cartilha está disponível para download no site do MPor e também nas salas multissensoriais espalhadas pelos aeroportos brasileiros.

Assessoria Especial de Comunicação Social

Ministério de Portos e Aeroportos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias