
A Escola de Formação Gerencial EFG-FPL realizou a Banca Final Externa do Projeto Vitrine 2025, etapa que marca o encerramento do ciclo de desenvolvimento dos planos de negócios elaborados pelos alunos do 3º ano ao longo do ano letivo. O Projeto Vitrine, desenvolvido com a metodologia Sebrae, desafia os estudantes a estruturarem ideias empreendedoras, pesquisarem seus mercados e avaliarem a viabilidade técnica e financeira de seus empreendimentos.
Nesta fase conclusiva, os alunos apresentaram seus projetos para uma banca formada por profissionais de destaque em diferentes áreas da economia, que trouxeram perspectivas práticas, críticas e valiosas para o amadurecimento das propostas. Compuseram a mesa avaliadora:
Ivan Caminada – Secretaria do Bem-Estar da Prefeitura de Pedro Leopoldo;
Gustavo Henrique Santos Pereira – Presidente do Conselho Municipal da Juventude;
Reginaldo Lima – Professor do Mestrado da FPL e Professor da UFMG;
Ítalo Borges – Prefeito de Matozinhos e ex-aluno da EFG-FPL;
Camila Soares – Advogada e Empresária.
Cada avaliador contribuiu com análises profundas, destacando a consistência, a criatividade e o grau de responsabilidade social e econômica apresentados pelos estudantes. A banca ressaltou a seriedade do trabalho desenvolvido ao longo do Projeto Vitrine e reconheceu a evolução técnica demonstrada pelos grupos.
Os cinco projetos desta edição apresentaram propostas alinhadas às demandas do mercado e às transformações do ambiente empreendedor:
Hotel Fazenda Rancho Fundo – Turismo de experiência com abordagem sustentável.
Gardênia – Kits e serviços de cultivo e paisagismo no modelo “faça você mesmo”.
Zenith – Soluções para desenvolvimento humano e bem-estar corporativo.
Arbic’s – Tijolos ecológicos produzidos a partir de resíduos da mineração.
Espaço Ativa – Academia com proposta integrada de saúde física e mental.
O encerramento da banca externa reafirma a qualidade e o impacto do Projeto Vitrine, que mais uma vez se consolida como uma experiência educacional de excelência, aliando prática empreendedora, inovação e desenvolvimento de competências reais.
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