
Minas Gerais avança na ampliação de sua malha aérea internacional com o anúncio de um novo voo direto entre o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport), em Confins, e o Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu, no Uruguai.
A rota será operada pela companhia aérea Azul, com início das operações em 4/3. No entanto, as passagens já podem ser compradas no site da companhia a partir desta terça-feira (20/1).
A ampliação da conectividade aérea é resultado de um ambiente de negócios cada vez mais competitivo em Minas Gerais, construído a partir de uma atuação articulada do Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da Invest Minas , em diálogo permanente com companhias aéreas, operadores aeroportuários e o setor produtivo.
O novo voo internacional contará com duas frequências semanais, às quartas-feiras e domingos, por meio de aeronaves Embraer E2, com capacidade para até 136 passageiros. As decolagens ocorrerão às 10h, saindo de Confins e a volta será às 15h15 partindo do país vizinho.
“A inauguração do voo direto entre Confins e Montevidéu representa mais um passo estratégico do Governo de Minas na ampliação da malha aérea internacional do estado”, afirma a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa.
| ||||
"Essa nova rota fortalece a integração de Minas Gerais com a América do Sul, impulsiona o turismo, amplia oportunidades de negócios e reforça a atratividade do nosso estado para investimentos e conexões globais. É um avanço importante para o desenvolvimento econômico e para a projeção de Minas no cenário internacional", completa a secretária. | ||||
| ||||
Para a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais , Bárbara Botega, a nova conexão internacional amplia o alcance do turismo mineiro e fortalece a promoção do estado no exterior. “A ligação direta entre Minas Gerais e o Uruguai abre novas possibilidades de intercâmbio cultural e turístico, além de facilitar a chegada de visitantes estrangeiros interessados na diversidade cultural, na gastronomia, no patrimônio histórico e nas experiências únicas que Minas oferece. É mais um passo importante para posicionar o estado como destino internacional”, destaca.
Para o diretor-presidente da Invest Minas, Rodrigo Tavares, a nova rota internacional reforça o posicionamento estratégico do estado.
“A ligação direta entre Minas e Montevidéu amplia a inserção internacional de Minas Gerais e fortalece nossa competitividade. E o trabalho da Invest Minas é este, propiciar uma malha aérea mais robusta para atrair investimentos, facilitar o fluxo de negócios e impulsionar o turismo. Minas tem se consolidado como um ponto de conexão cada vez mais relevante na América do Sul”, destacou.

Ampliação da malha
O Aeroporto de Confins se tornou um hub estratégico para voos nacionais e internacionais, com conexões eficientes para diferentes regiões do Brasil e do exterior. E a capital uruguaia é um importante centro econômico, turístico e corporativo da América do Sul, com infraestrutura consolidada para eventos, negócios e turismo internacional, conforme atesta a própria companhia aérea.
“Esta abertura é resultado de uma análise de demanda e conectividade regional. Identificamos um potencial consistente tanto no fluxo turístico quanto no corporativo. Essa operação reforça nossa estratégia de ampliar a presença internacional de forma sustentável e de oferecer mais opções aos clientes”, disse Beatriz Barbi, gerente sênior de Planejamento de Malha da Azul.
“A parceria com a Azul reforça o papel do terminal como hub de conexões na América do Sul. Com mais essa rota, fortalecemos o fluxo entre Minas e o Uruguai, estimulando oportunidades que beneficiam turistas, empresas e toda a cadeia produtiva”, destaca o diretor de Operações do BH Airport, Rodrigo Côrtes.
Mín. 17° Máx. 24°