Levantamento de acidentes mostraram que somente entre janeiro e julho deste ano, foram registrados em Minas Gerais mais de 161 mil acidentes. Isto representa uma média de cerca de 760 por dia ou 30 por hora.
Um terço destes acidentes, ou seja, cerca de 40 mil foram com vítimas e outros 121 mil não tiveram. O preocupante é que os acidentes registrados entre janeiro e julho deste ano foram cerca de 10% maiores que o mesmo período de 2022.
Boa notícia é que apesar da alta nos acidentes, o total de mortes diminuiu nesse mesmo período. Entre janeiro e julho de 2023, 1.048 pessoas perderam a vida no trânsito em MG; no mesmo período de 2022, foram 1.130.
O uso do telefone celular no trânsito, ainda de acordo com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, é um dos principais motivos que causam os acidentes de trânsito atualmente. O celular tem tirado a atenção de muitos motoristas e também de pedestres que, muitas vezes, deixam de prestar atenção na via para checar uma notificação na tela.
“Eu estava na Rua Comendador em Pedro Leopoldo dirigindo e o celular tocou. Olhei para frente e estava tudo tranquilo. Só uns carros lá na frente. Atendi o celular e vi que tinha mensagens. Quando estava lendo só ouvi a pancada na traseira e chegando o prejuízo”, lamenta um motorista que pede anonimato.
Mín. 21° Máx. 30°