O Sistema Agricultura participa da 89ª ExpoZebu, em Uberaba, de sábado (27/4) até 5/5, com uma convocação aos pecuaristas mineiros.
Começa em 1/5 a campanha de atualização de dados dos rebanhos. Neste ano, a campanha ocorre com o reconhecimento do estado como livre da febre aftosa sem vacinação pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
A atualização dos dados dos rebanhos deve ser feita até 30/6, sendo obrigatória para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e da Ficha Sanitária Animal a partir de julho.
O procedimento pode ser realizado pelo Portal do Produtor, acessado pelo site do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) , sem custos.
Os produtores rurais devem se cadastrar e atualizar anualmente a quantidade e condições de seus animais de produção, como bovinos, equídeos, galinhas, entre outros.
Esses processos são fundamentais para a capacidade de resposta do IMA em casos de emergência. “A participação de todos os pecuaristas é essencial para garantir a qualidade e segurança da produção agropecuária mineira. Contamos com o apoio e a colaboração para mais esse passo rumo ao reconhecimento internacional de Minas como área livre de febre aftosa sem vacinação", afirma o secretário de Estado de Agricultura, Thales Fernandes.
O secretário reforça ainda que a chancela dará mais competitividade aos produtos mineiros no exterior.
Se o produtor não tiver cadastro no portal, é possível realizar a requisição digitalmente ou em uma das unidades do instituto espalhadas pelo estado de Minas Gerais.
A consulta de endereços físicos está disponível neste link. Não há custos para o serviço.
Histórico
Minas Gerais não registra casos de febre aftosa desde 1996.
Em 2001, o estado foi classificado como livre de febre aftosa com vacinação. No ano de 2022, foi a última vez que Minas vacinou os bovinos e bubalinos contra a febre aftosa e, em 2024, foi reconhecido como livre da doença sem vacinação pelo Ministério da Agricultura.
Neste ano, o IMA reforçou as fiscalizações em propriedades pecuárias em todo o estado, a fim de evitar o surgimento da doença. Os fiscais têm feito vigilância ativa em propriedades com elevada movimentação de animais. O Estado também vem conduzindo estudo soroepidemiológico para comprovar a ausência do vírus.
Além disso, alcançar o status internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) exige ações alinhadas ao Código Sanitário da organização, sintetizadas em um plano estratégico que visa fortalecer os serviços veterinários e a vigilância em saúde animal em Minas.
89ª ExpoZebu
A ExpoZebu, organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) em Uberaba, é a maior feira de pecuária zebuína do mundo. Em sua 89ª edição, espera-se a presença de cerca de 400 mil visitantes, com leilões e shoppings de animais que podem gerar cerca de R$ 300 milhões em negócios. A programação inclui palestras, workshops, julgamentos, congressos e outras atividades.
Durante a ExpoZebu, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas vinculadas ( Emater-MG , Epamig e IMA ) terão um plantão técnico de atendimento aos produtores rurais em um estande dentro do pavilhão da Feira de Gastronomia. A feira, que é uma parceria entre a Emater-MG e a ABCZ, contará com mais de 60 expositores oferecendo uma variedade de produtos artesanais de Minas Gerais, como doces, cafés, queijos, cachaças e outras iguarias.
A abertura oficial da feira está marcada para sexta-feira (26/4), às 20h. A Emater também promoverá uma experiência com o marketplace É do Campo, oferecendo orientação personalizada aos produtores e divulgando a plataforma durante os dez dias de feira.
Como parte da ExpoZebu, haverá o Leilão/Shopping do Programa Pró-Genética nos dias 4 e 5/5, com mais de 300 animais de genética superior sendo comercializados na Fazenda Reunidas EAO, em Uberaba.
Integrando a programação, acontecerá o Shopping Gir Leiteiro, tradicional leilão da raça realizado pela Epamig há quase sete décadas.
O evento ocorre de 29/4 a 3/5, das 8h às 16h, com visitas presenciais ao Campo Experimental Getúlio Vargas. Serão ofertadas matrizes, novilhas, touros, doses de sêmen de touros Gir Leiteiro Epamig, embriões e oócitos.
Mín. 20° Máx. 28°