Mais uma vez Pedro Leopoldo volta a enfrentar mais uma tarde de chuva intensa nesta segunda-feira (24/3). O temporal começou por volta das 11h50 e atingiu vários pontos do município deixando várias ruas alagadas.
Os alagamentos no centro são recorrentes há décadas e décadas e ainda não foram tomadas medidas de impacto para solucionar o problema na cidade que nos anos 50 era conhecida como Vila D’água por causa das frequentes enchentes que deixavam as ruas intransitáveis.
A Defesa Civil do Estado havia emitido um alerta para precipitações fortes, com volumes que podem chegar a 30 milímetros. O aviso segue válido até às 20h desta terça-feira (25/3). Além do grande volume de água, a chuva vem acompanhada de raios e possíveis rajadas de vento de até 50 km/h.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também reforçou o alerta, colocando a Região Metropolitana de Belo Horizonte e outras 594 cidades em nível de "perigo potencial" para chuvas intensas nas próximas horas. A previsão já indicava que o início do outono teria céu parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de pancadas de chuva, descargas elétricas e ventos ocasionais.
Diante do cenário, a Defesa Civil orienta a população a evitar áreas sujeitas a alagamentos e a não se abrigar ou estacionar veículos debaixo de árvores, devido ao risco de queda de galhos e descargas elétricas.
Redobre sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
Mín. 17° Máx. 24°