A manhã do domingo, 7 de setembro, ficará marcada na memória dos pedroleopoldenses. Depois de algum tempo sem a tradicional “parada” que movimentava a cidade no Dia da Pátria, o Prefeito Emiliano Braga retomou o Desfile Cívico, que voltou à Rua Comendador Antônio Alves, trazendo consigo emoção, orgulho e um forte sentimento de patriotismo.
Com o tema “Pedro Leopoldo nos trilhos do futuro”, a celebração reuniu milhares de pessoas que, acotoveladas nas calçadas, vibraram com a passagem de cada apresentação. Escolas municipais, estaduais e particulares deram uma verdadeira demonstração de criatividade, civismo e dedicação, levando para a principal rua da cidade uma corrente de cores, música, coreografias e mensagens de esperança ligadas ao tema.
Entidades culturais, órgãos de segurança como a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, além de grupos da sociedade civil organizada, fizeram questão de atender ao convite do Prefeito e marcaram presença, reafirmando a união da cidade em torno dos valores da cidadania, da história e do futuro.
O Prefeito Emiliano Braga foi aplaudido ao abrir o desfile em carro aberto ao lado da sua esposa Jordana Andrade. Ele destacou a importância do momento: “O desfile resgata a nossa tradição, valoriza a educação, a cultura e fortalece o espírito de comunidade. É emocionante ver a nossa cidade reunida para celebrar a pátria e, ao mesmo tempo, reafirmar que Pedro Leopoldo está nos trilhos do progresso”, avaliou.
Um palanque armado na Rua Juiz Ari Castilho, de frente para a Rua Comendador, recebeu representantes dos três poderes, autoridades municipais e representantes de entidades de classe, que acompanharam todo desfile sob aplausos.
A população também fez questão de demonstrar orgulho em participar. Para a moradora Zenite das Graças, de 62 anos, o sentimento foi de emoção: “Eu já tinha visto muitos desfiles aqui, mas este foi especial. Ver as crianças, as escolas, os militares, todos juntos, me encheu de esperança. Foi lindo demais, um presente para a cidade”, disse.
Para José Celso Barbosa, presidente do Rotary Club de Pedro Leopoldo, foi um momento de resgate de uma ótima tradição. “Há vários anos não tínhamos essa celebração na cidade. Gostei muito da iniciativa do Prefeito e, para nós dos clubes de Rotary, foi uma oportunidade de mais uma vez mostrarmos que na cidade tem dois clubes que fazem parte desta história e têm orgulho de trabalhar desinteressadamente pelo progresso social de Pedro Leopoldo. Parabéns aos organizadores”, frisou o presidente.
A celebração do Dia da Independência durou cerca de três horas e foi amparada pelo resgate de valorização de nossa cultura, valores e desafios, como o pedido dirigido à comunidade de mais inclusão feito pela APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
Pedro Leopoldo reviveu sua tradição cívica em grande estilo, celebrando a Independência do Brasil e reafirmando seu compromisso com os valores de liberdade, cidadania e futuro.
Mín. 16° Máx. 32°