18°C 23°C
Pedro Leopoldo, MG

Governo de Minas inaugura estação Novo Eldorado do Metrô da RMBH

Sistema metroviário não ganhava nova estação há mais de duas décadas

09/02/2026 às 20h06
Por: Artur Valério Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Gil Leonardi / Imprensa MG
Gil Leonardi / Imprensa MG

O governador Romeu Zema e o vice-governador Mateus Simões inauguraram, nesta segunda-feira (9/2), em Contagem, a estação Novo Eldorado do Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O trecho integra o projeto de expansão da Linha 1, que acrescentará 1,7 quilômetros à malha metroviária. A última estação inaugurada no sistema do Metrô da RMBH foi a Vilarinho, em 2002.

O investimento no novo trecho é de cerca de R$ 96 milhões, valor que contempla a elaboração dos projetos e a execução das obras. Já o montante total, que engloba colocação de trilhos e redes, entre outros, atinge R$ 179 milhões. A expectativa é que a nova estação atenda cerca de 7 mil pessoas por dia.  

O governador comemorou a entrega da primeira nova estação da ampliação do metro da Região Metropolitana de Belo Horizonte e destacou o trabalho realizado pela atual gestão na melhoria da mobilidade urbana na região.

“Fico muito feliz de estar fazendo esta entrega. É a primeira de sete estações previstas para serem entregues nos próximos dois anos, tudo planejado, com recurso reservado, além de muitas outras, como o Rodoanel, duplicação da rodovia que vai para Ouro Preto”, ressaltou.

A estrutura vai reforçar a integração metropolitana e ampliar a capacidade de transporte diário de passageiros.

Os usuários que utilizam algumas linhas de ônibus metropolitanos oriundas de Betim, Contagem e Esmeraldas poderão desembarcar na via Expressa de Contagem e fazer a integração com o metrô na estação Novo Eldorado, reduzindo o tempo de deslocamento.

Passagem gratuita

A nova estação entra em operação nesta terça-feira (10/2) e os dois primeiros dias de funcionamento não terá cobrança de passagens para que embarcar no Novo Eldorado. O anúncio da gratuidade foi feito pelo vice-governador Mateus Simões.

"Quero aproveitar pra dizer que como precisamos incentivar as pessoas a conhecer a estação Novo Eldorado, como nós temos que estimular a entender que o trem agora chega até aqui, como nós temos que falar das outras novas estações que estão sendo construídas, terça e quarta desta semana não tem cobrança de passagem aqui na estação Novo Eldorado para que as pessoas possam vir e conhecer", anunciou Mateus Simões.

A solenidade de inauguração da estação Novo Eldorado contou com a presença do ministro das Cidades, Jarbas Filho, da prefeita de Contagem, Marilia Campos, do secretário de Estado de Infraestrutura, Transportes e Mobilidade (Seinfra) , Pedro Bruno, além de deputados estaduais, federais e de autoridades municipais.

Estação

Com uma área construída de 1,9 mil metros quadrados, a estação Novo Eldorado conta com uma estrutura moderna e acessibilidade total, como sinalização em braile e piso podotátil, além de estar equipada com elevador e escada rolante, para garantir o acesso às plataformas.

Os usuários ainda terão máquinas de autoatendimento à disposição, para facilitar o acesso aos serviços do sistema, além de uma galeria de lojas para atender às necessidades do dia a dia e proporcionar praticidade aos passageiros durante os deslocamentos.  

Os moradores da região que não utilizam o metrô também serão beneficiados. As passarelas de acesso à estação vão funcionar 24 horas por dia, criando uma nova conexão para travessia de pedestres e interligando áreas de serviços e comércio de diferentes bairros, que antes eram separadas pela linha férrea e pela Via Expressa de Contagem.

“Hoje é um dia que simboliza a realização de um sonho antigo da população da Região Metropolitana. O metrô passou mais de duas décadas sem ganhar uma nova estação. Retomar os investimentos no sistema, ampliar a Linha 1 e tirar a Linha 2 do papel é devolver ao metrô o protagonismo que ele merece na mobilidade da nossa região. Essa entrega mostra que é possível planejar, estruturar e executar projetos que transformam a vida das pessoas, com responsabilidade e visão de futuro”, contextualizou o secretário Pedro Bruno.

Avanços na Linha 2 

As obras da Linha 2 seguem em ritmo acelerado e vão levar o metrô até o Barreiro. Serão 10,5 quilômetros de extensão e sete novas estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro.  

A expectativa é que a Linha 2 transporte, em média, 50 mil passageiros por dia, promovendo uma transformação na mobilidade urbana da capital mineira e de toda a RMBH. A previsão é que a entrada em operação das duas primeiras estações — Nova Suíça e Amazonas — seja antecipada ainda para 2026.  

O pleno funcionamento da Linha 2, previsto para 2028, vai contribuir para a redução do tempo de deslocamento, desafogar o tráfego viário, estimular o desenvolvimento urbano e promover maior integração entre diferentes regiões da cidade.  

Parte dos recursos utilizados para a modernização e ampliação da Linha 1 do Metrô da RMBH é oriunda do Acordo Judicial de Reparação de Brumadinho , assinado em 2021 entre Governo de Minas , Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e a Vale, com o objetivo de reparar os danos provocados pelo rompimento da barragem em Brumadinho, em janeiro de 2019, que deixou 272 vítimas, além de problemas ambientais e socioeconômicos. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias