Na edição passada o OBSERVADOR iniciou reportagens mostrando o abandono de espaços públicos em Pedro Leopoldo. Destacou inicialmente a péssima conservação e manutenção da Praça Getúlio Vargas no centro da cidade com bancos e mesas quebrados, lixo e passeio com lacunas de pisos.
CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOTÍCIAS EXCLUSIVAS GRATUITAS NO SEU CELULAR
“Praças são locais que normalmente nos despertam memórias. Era lá que algumas brincadeiras da infância aconteciam, onde a imaginação corria solta, onde passeávamos com algum bichinho de estimação, onde escolhemos levar pessoas queridas para estar juntos, pois na praça tudo é possível”.
Bom lembrar que mais do que o espaço verde, elas podem ser espaços de qualidade e convivência. É lá que a vizinhança se estreita, interage e compartilha momento, mas isso só é possível se o ambiente se encontra saudável, bem gerido e com a manutenção em dia. E estes aspectos não são observados na Praça Dr Senra também no centro de Pedro Leopoldo.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM E ACONMPANHE NOSSA REDE DE NOTÍCIAS DIGITAL CLICANDO AQUI
A manutenção dos espaços públicos é um serviço em carência na cidade. São poucas as praças que apresentam condições de convivência. Na Praça Dr Senra o quadro visível é lixo, piso com falhas, limpeza deficiente, buracos no passeio, jardinagem sem manutenção e com falhas.
A sensação que o lixo traz para os espaços públicos é de degradação e abandono, sendo ele um dos principais vilões da modernidade. As lixeiras são poucas e uma está ligeiramente danificada. A Prefeitura deveria manter as lixeiras funcionais, ou com sacos de lixo resistentes
O paisagismo é responsável por alterar completamente a cara das praças. Bem conservado, ele aproxima as pessoas da natureza e deixa o ambiente mais agradável. Mas não é este o cenário na Dr Senra. Plantas sem conservação falhas na vegetação. Ninguém consegue aproveitar direito o espaço quando o paisagismo não é bem elaborado.
Outra situação ali sentida é a cultura do medo que ganha força quando os espaços estão mal geridos e sem cuidados constantes. Isso dá a oportunidade para usos irregulares e afastamento da população dos espaços públicos caracterizando o abandono.
Um empresário estabelecido na Praça lamenta a situação dela observando que raramente pessoas ficam ali sentadas a não ser moradores em situação de rua que ali passam o dia bebendo. “As pessoas ficam receosas de ficar ali para um momento de lazer”, comentou.
Mín. 19° Máx. 27°